VIVENDO UMA VIDA DE  PROSPERIDADE À CUSTA DOS  “PATROCINADORES”
                
Murdock explica como isto ocorre: “A semente de um mamão produz um pé de mamão com dez mamões. Cada mamão contém 470 sementes. Se eu plantei uma semente de mamão e produzi uma planta com dez mamões tendo cada mamão 470 sementes, eu terei 4700 sementes de uma única semente de mamão, de um único pé. Se eu pegar as 4700 sementes dos dez mamões e replantá-los então terei agora 4700 pés de mamão e se todos eles tiverem dez mamões todos conterão 47000 sementes, que são 5000 pés contendo 5000 sementes cada, serão 25 milhões de sementes de mamão de uma única semente de mamão. Se Ele (Deus) faz isto por um mamão irá fazer por Murdock. Se ele irá fazer por Murdock irá fazer por Steve Munsey, se irá fazer por Steve Munsey Ele irá fazer por você” (Steve Munsey é outro mestre da prosperidade).         
Murdock explica como isto ocorre: “A semente de um mamão produz um pé de mamão com dez mamões. Cada mamão contém 470 sementes. Se eu plantei uma semente de mamão e produzi uma planta com dez mamões tendo cada mamão 470 sementes, eu terei 4700 sementes de uma única semente de mamão, de um único pé. Se eu pegar as 4700 sementes dos dez mamões e replantá-los então terei agora 4700 pés de mamão e se todos eles tiverem dez mamões todos conterão 47000 sementes, que são 5000 pés contendo 5000 sementes cada, serão 25 milhões de sementes de mamão de uma única semente de mamão. Se Ele (Deus) faz isto por um mamão irá fazer por Murdock. Se ele irá fazer por Murdock irá fazer por Steve Munsey, se irá fazer por Steve Munsey Ele irá fazer por você” (Steve Munsey é outro mestre da prosperidade).
Talvez  as pessoas devam enviar a ele um mamão! Se Murdock realmente  acredita no que  está pregando, então deveria estar dando tudo que  tem mais rápido do que  poderia receber. Eu gostaria de saber se nós  pudéssemos ver nessas suas  histórias se as suas muitas casas, carros, pianos ou  qualquer coisa de valor  ele daria em obediência a sua própria mensagem.  Sem dúvida que ele daria algum  dinheiro para ajudar outros pastores que são seus aliados,  porém, ele é o  receptor final de milhões de pessoas que o assistem. O fato  é que esse homem  está se exibindo na TV e há milhares,  senão milhões de pessoas que o assistem;  como poderia acontecer isso com toda e qualquer pessoa do mesmo modo  que ele  diz?
Uma  coisa certa sobre Murdock é que ele vive o que prega. Sendo  o receptor final da  semente, ele, de fato, é quem faz a colheita. O  “Star-Telegram” fez durante  seis meses uma investigação, onde três  repórteres e um pesquisador investigaram  o ministério de Murdock. 
“Murdock  disse  que os relógios, os ternos caros, os vários  Corvettes, a BMW e um raro carro  esportivo, o Vetta Ventura tinham sido subsidiados por um grupo de 19  pessoas”.
Murdock disse que dirige uma  BMW 745, que vale  entre $69,000 e $75,000. Mas o seu carro preferido para ir ao  ministério é um  Porsche. Ele tem a disposição de seu  ministério: Corvette, Jaguar e Mercedez,  Lincoln Continental e, desde agosto, um jato avaliado entre $300,000 e  $500,000  (A FAA, Federal Aviation Administration –  Administração Federal de  Aviação  mostrou documentos que comprovam que o jato pertence ao  ministério de Murdock).
Murdock vive em uma casa em  estilo hispânico, com  3177 metros quadrados de adobe, que ele chama de Hacienda de Paz  – ou “Casa de  Paz”. Ele, não o ministério, que possui  isto. Também nos jardins estão 1660  metros quadrados de área construída cujo uso  é incerto. Os 6,8 acres da propriedade  foram avaliados em $482,027 dólares em 2002, documentos do  distrito central de  avaliação de imóveis de Denton, Texas,  comprovam isto.  
É  difícil ter uma visão adequada da propriedade.  Ela é protegida por um alto muro, todo em metal negro. Os  portões são marcados  com dois “M’s” – suas iniciais.  Nos bem cuidados jardins, um caminho serpenteia  próximo a uma quadra de tênis e dois outros levam  a quatro mirantes na  propriedade.
Várias vezes,  Murdock disse ter um camelo, um  antílope, um jumento, patos, gansos, um leão e  cachorros. Próximo do limite de  sua propriedade, ele mantinha lhamas em um paddock. Ele  também tinha animais  mais exóticos ainda: um Koi, uma espécie de cuco  originário da Índia oriental e  peixes-gato, na propriedade. 
Ele tem 24 alto-falantes  instalados em árvores,  assim ele pode ouvir música gospel em toda a parte do  jardim, segundo o que ele  mesmo disse durante um de seus programas em 1998.
Dentro de sua casa, Murdock  tem vários tanques com  peixes, incluindo um grande aquário de água  salgada. Na sua sala de ginástica,  Murdock pode malhar tendo acompanhamento de seu personal trainer.
Ele pode relaxar em frente ao  seu home theater ou  em sua banheira de hidromassagem Jacuzzi e pode apreciar a fonte  instalada em  sua piscina e na sua sala de estar.” .” (PROFIT in  the pulpit: lucro no púlpito  Postado em Março de 2003. Star telegram By Darren Barbee  Star-Telegram Staff  Writer).
Enquanto  que algumas coisas relatadas acima pelo Star Telegram podem necessitar  de mais  clarificação, muitas outras temos ouvido da  própria boca de Murdock. Se ele não  tem essas coisas, então teríamos que assumir que  nem o semear e nem o colher  estão trabalhando para ele.         
PREGANDO  SOBRE DINHEIRO
“Jó  tinha um inimigo, Deus queria abençoá-lo, o diabo  queria  empobrecê-lo. Alguém me disse uma vez, Mike, Jesus  foi pobre, eu respondi: ahh!  resposta errada. Jesus fez essa declaração de os  pobrez estarem sempre com  você, mas eu não, Jesus nunca se viu a si mesmo  deste modo.”
Realmente!  Ele reduz o ataque do diabo a Jó ao campo financeiro, quando  de fato foi porque Jó era integro e reto diante de Deus e  por isso já era  abençoado. Novamente Murdock tira as Escrituras de seu  contexto ao afirmar que  Jesus não era pobre. Era Judas quem amava o dinheiro, que  reclamou sobre o óleo  que foi usado para ungir Jesus (João 12:5.6) e queria vender  esse óleo por  trezentos denários para dar aos pobres. Mateus  26:9-12: “Pois este ungüento  podia vender-se por grande  preço, e dar-se o dinheiro aos pobres.” Mas quando  Jesus advertiu sobre isso,  “Ele respondeu: Por que afligis esta mulher? Pois praticou  uma boa ação para  comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim  não me haveis de  ter sempre. Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu  corpo, fê-lo  preparando-me para o meu sepultamento.” Marcos  acrescenta em 14:7-8: “Porque  sempre tendes os pobres  convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem  sempre me  tendes. Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a  sepultura”. 
 Jesus não estava dizendo que  era rico, Murdock torce isto para  justificar sua mensagem sobre dinheiro. O contexto diz que se  você quiser  ajudar os pobres aqui terá ampla oportunidade, porque Ele  (Jesus) não vai estar  com eles, a mulher esta ungindo Jesus para Sua  crucificação e sepultamento para  em seguida Ele deixar esta terra.
Esta voz que ele identifica  como o Espírito Santo  fala a ele e diz: “Eu quero que  você  plante um desses $5000 dólares que recebeu para os direitos  autorais das  músicas que você escreveu”. 
 
Eu  obedeci ainda que...  tenha ficado nervoso, vacilante, mas eu conheço a voz dele.  Eu plantei uma  semente de $1000. No dia seguinte eu plantei outra e pus os nomes das  minhas  canções também. Eu acredito  que se deva dar a sua semente designando onde  ela deva crescer no seu futuro. Em I Reis 17, quando Elias  viu a viúva de  Sarepta disse a ela que se ela plantasse esta semente ela nunca  passaria fome, seu  barril nunca secaria, sua botija de óleo nunca acabaria.  Ela deu sua semente designando que isso aconteceria”. 
Desculpe,  mas nada disso aconteceu com Elias. Dar a sua semente designando o que  vai  acontecer é uma manjada linha de  atuação de Murdock que busca fazer com que as  pessoas pensem que acontecerá o que você requerer. Murdock tem mais milhagem do que a  viúva de Sarepta, então qualquer outra  prosperidade se esvaziaria. As Escrituras  dizem: “e assim comeu ela, e ele, e  a  sua casa muitos dias”, não como Murdock  promete: “nunca passará  fome, seu barril nunca secará, sua botija de óleo  nunca  acabará”. 
“Você diz:  Mike porque pensa que mil dólares são  tão importantes para Deus? Eu penso que mil  dólares é muito para Deus porque é  muito para você, pela mesma razão a  Abraão foi requisitado dar seu filho  Isaque, então qualquer coisa que é importante  para você torna-se importante  para Deus”. 
A atitude de Murdock e a sua  falta de compreensão bíblica são  salientes aqui. Deus não pediu para Abraão  para entregar alguma coisa, mas sacrificar o seu próprio  filho; ele ia morrer. Foi  um cumprimento profético de um tipo de Cristo,  não dar algo de grande  importância para adquirir mais. Na realidade a fé  de Abraão foi provada porque  estava baseado no que Deus falou, que Isaque cumpriria a promessa.  
Murdock montou um  intricado plano para semear e colher através de  declarações coladas junto a  Bíblia, contudo você não irá  encontrar nada disto nas Escrituras. Benny Hinn  ficou tão impressionado com as  declarações de Murdock ao  entrevistá-lo no seu  programa que ele começou a falar o seguinte: “Em  algum ponto Deus tem que ter uma semente autorizando a colheita de  que você precisa” (This is Your Day, 4 de abril de  2002).  
Ele diz: “isto  não é para todo o mundo, eu estaria  mentindo se eu lhe falasse que isto é para todo  mundo.” Apelando para as  pessoas de modo a que se sintam como escolhidas, especiais. “Isto é para 300 pessoas, quem  quiser para  amanhã será diferente de hoje”.  Ele vai pedir para Deus que faça 300  milagres em 300 casas. Ele pergunta então para as pessoas: “pergunte ao Espírito Santo se  eles são um dos 300 que plantarão uma  semente de $1000 de algum modo nos próximos 12 meses, neste  grande ministério  para alimentar os famintos e alcançar as pessoas pela  televisão, para ministrar  as almas, para fazer a obra de Deus onde quer que necessite”.  
Mas como John Avanzini,  eles não chamarão até que ele ore e os  faça se sentirem livres para dar a  semente. Ele também declara, “isto  não é  para ninguém que zomba e escarnece do princípio  de fé na semente, você  realmente não acredita no semear ou no colher”.        
Aqui ele está  perguntando  para as pessoas que não têm o dinheiro para dar se  o dinheiro virá depois. Isto  não é dizimar, dizimar é dar uma  porcentagem daquilo que você ganha. Isto não  é  um oferecimento voluntário porque eles estão  dando para adquirir mais. Isto é uma  manipulação para fazer as pessoas pensarem que se  elas não derem o dinheiro elas  não acreditam nos princípios de Deus. Isto  não pode ser fé, porque não  é um  ensino Bíblico do Novo Testamento e não  é nada sobre o evangelho porque a sua  pregação carece em dar a mensagem do evangelho  para a salvação.         
O CLUBE  DOS MILIONÁRIOS 
“Eu  tenho pedido a Deus por 300 pessoas que gostariam de se tornarem  milionárias e  até agora temos 12. Em meu lugar secreto de  oração eu mantenho uma lista das  pessoas que querem ser milionárias, não  é todo mundo que faz isso. Há pessoas  que assinam um cheque de centenas de dólares para orfanatos,  há pessoas que  realmente querem fazer alguma coisa com o seu dinheiro. Não  é sobre supérfluos  ou sobre um novo Lincoln, a idéia é que eu posso  realizar e o dinheiro é uma  ferramenta se você entender assim”.
Parece  soar correto, mas não. O dinheiro deve ser usado para o bem,  o que pode estar  errado com isso? 
“Todo dia quando eu  entro no meu lugar secreto de  oração eu peço ao Espírito  Santo 300 pessoas que estão sob nosso ensino que  tornem-se milionários de sucesso para o propósito  do evangelho ser ouvido em  toda a terra”.
Que  evangelho? O que ele ensina é sobre dinheiro. Eu ainda  não o vi fazer nenhuma  pregação expositiva das Escrituras. Vemos os  pregadores que tiveram suas vidas  registradas na Bíblia tornarem-se ricos como ele?  Deus está  olhando de modo especial pelos  milionários? As pessoas que estão na galeria dos  heróis da fé de Hebreus 11  buscaram ser milionárias? Vá ver...
Mas  isto não quer dizer que Deus não possa dar a  alguma pessoa uma miraculosa  riqueza material, mas Ele lida conosco de forma individual e isto  não é uma  promessa da Bíblia generalizada para todo mundo,  não obstante, há os que clamam  a Deus para que Ele dê seu poder a fim de ganhar riquezas  (por semear uma  semente fraudulenta). Deus concede riquezas a quem não tem  passado pelo teste  de fidelidade nas pequenas coisas? Certamente esta é a  fé de esperar em Deus as  coisas que Ele prometeu, como quando oramos pela  salvação que Ele pode nos dar.  De qualquer modo, se oramos pela salvação de  outros eles podem ser salvos logo,  talvez depois, ou talvez não sejam todos, desde que cabe a  Deus a resposta.  Novamente, não há ensino generalizado para  prosperidade nas Escrituras para  todos os crentes. Fé na semente não é  como uma lei ou princípio. 
Isto não  significa que você irá ficar pobre se contribuir  para Murdock ou qualquer outro  mestre da prosperidade. A Bíblia diz que se você  semeia na carne você colherá  para a carne e o que você semeou para o espírito  você colherá para o espírito. Romanos 11:35 diz: “Ou  quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?”        Se  você está dando a Deus como Murdock sugere  então você está cumprindo esta  passagem e semeando para a carne, isto é chamado pela  Bíblia de cobiça.
Murdock  afirma que numerosas pessoas vêm a ele dizendo: “Eu tornei-me um milionário  por causa de você”.
“Eu preciso  destravar as bençãos financeiras que  Deus tem para sua vida. E em seus negócios... Se  você quer ser incluído em  minha lista do meu lugar secreto de oração dos  que querem ser milionários –  mesmo dizendo: Mike, eu nunca ouvi falar sobre tal coisa,  você não tem que ser  um milionário, você pode ter uma vida de  prosperidade normal, mas se você quer  ser um milionário pela causa de Cristo envie o  cartão de visita de seu negócio  ou uma imagem de seu negócio e eu o colocarei em minha lista  de oração e  imporei as minhas mãos sobre ele em minha casa...”.
“Quando  você quiser alguma coisa que nunca teve  você deve plantar uma semente que nunca plantou  antes”.
Aqui  está o ministério pessoal, enviando um  cartão de visita e depois sendo incluído  em sua lista de orações. 
Realmente.  Murdock pode destravar as bençãos financeiras de  Deus pela sua oração? Ele  parece pensar assim. 
Ele  recomenda: “semeie em  proporção a  colheita que você deseja” para isto  acontecer. Ele conta a história de uma  mulher que veio a ele dizendo: “Eu  acredito que Deus está me fazendo uma milionária,  eu acredito que isto está  acontecendo nestes 12 meses, minha semente está fazendo isto  acontecer e ela me  deu uma nota de dólar”. Meu Deus, cem em dobro  não pode alcançar isto, isto é  estupidez, é estupidez, pois se você semear pouco  você colherá pouco”.  “Não  coloque uma cédula de um dólar no prato da  oferenda pensando que Deus irá fazer  de você milionário no próximo  mês (ela tinha dado $12). “Se eu fosse  você eu  concentraria esforços em $100... não esperaria um  dólar produzir um milhão”.  “Você tem que semear proporcionalmente a  colheita”. 
Eu acho que a moeda da  viúva não faz parte da fórmula,  mas foi aceitável para Jesus. Como mostrou em Marcos  12:41-44: “E, estando  Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a  multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e  muitos ricos deitavam  muito.Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas  pequenas moedas, que valiam  meio centavo.E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em  verdade vos digo  que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que  deitaram na arca do  tesouro;Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da  sua  pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.”
Pelo  modo que fez, ela não deu dinheiro para Jesus nem deu uma  quantia para ter um  retorno maior. 
“O que eu  faço acontecer para um homem de Deus  acontece para mim.” Como ele fez  um pacto com o semeador (envolvendo sua fé em sua semente)  assim, no que a  fé esteja acreditando  quando eles enviam a semente  na forma de um cheque,  ele é o beneficiado. Parece que Murdock consegue oferecer um  número de  coisas que nem mesmo os apóstolos puderam, nem mais  ninguém nas Escrituras é  encontrado capaz de tais coisas.
“Eu estava pregando  na igreja de T.D. Jakes Potters  quando virei rapidamente e disse a ele que qualquer que ficasse em  volta de  mim, o dinheiro começaria a fluir, há um manto  financeiro em minha vida, eu não  compreendo isto, mas qualquer coisa que eu toco vira dinheiro  é como Deus  tocando em minha vida... eu olhei para ele (T.D. Jakes Potters) e disse  que  alguém já plantou uma semente de um  milhão de dólares em seu ministério.  Ele  riu bem como toda a sua igreja, não, eu disse,  está disponível, eu mesmo  determinei no pacto que alguém está plantando uma  semente de um milhão de  dólares no seu ministério por causa desta noite,  deste manto, desta unção.”  “Acho que se passaram 30 dias quando soubemos que um jovem  foi ao escritório de  Potters, e todos sabemos que esse jovem é um dos maiores  jogadores de futebol  americano, e alguém nessa ocasião viu a cena e  gritou: sua primeira semente de  um milhão de dólares para o ministério  do bispo T.D. Jakes Potters".
Isto  não é o toque de Midas, mas o toque de Murdock.  Mesmo se foi real o que ele  disse, é presunção pensar que Deus faz  a mesma coisa para todos. O que é  interessante é o fato que Potters não deu  qualquer quantia em dinheiro a  Murdock, mesmo assim ele prometeu uma benção,  enquanto que outros que são menos  famosos tem que pagar por uma grande semente. Muito interessante de  fato.
Na I  Timóteo  6:3-12 Paulo fala sobre esses que desejam ser ricos como no  versículo 5 em  diante: Contendas de homens corruptos de  entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa  de ganho;  aparta-te dos tais.Mas é grande ganho a piedade com  contentamento. Porque nada  trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos  levar dele.Tendo,  porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso  contentes. Mas os  que querem ser ricos caem em tentação, e em  laço, e em muitas concupiscências  loucas e nocivas, que submergem os homens na  perdição e ruína. Porque o amor ao  dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e  nessa cobiça alguns se  desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas  dores. Mas tu, ó  homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a  piedade, a fé, o amor,  a paciência, a mansidão. Milita a boa  milícia da fé, toma posse da vida eterna,  para a qual também foste chamado, tendo já feito  boa confissão diante de muitas  testemunhas.
        Esta é a Palavra de  Deus e creio que se encaixa  perfeitamente para ministérios como esses. 







