terça-feira, março 16, 2010

Solilóquios (1)

Solilóquios (1)

Leonardo: Porque te abates, ó minha alma, e porque te perturbas dentro de mim?
Alma: Tenho visto a injustiça dos homens que se dizem santos. Percebi que eles dicotomizam a redenção, aplicando-a apenas à alma, excluindo-se completamente do labor social, das questões políticas e civis.
Sim, estou abatida, pois percebo que o sal apenas tempera as catedrais. O que acontece fora delas não importa; não é a jurisdição dos santos. O Eterno é Deus dos crentes, e já não ama o mundo.
Me envergonho da religião e sinto pena dos mártires e reformadores. Me abato e me perturbo porque eles, caso estivessem vivos, pranteariam pelos evangélicos tal como Jesus chorou pela cidade de Jerusalém.
Estou extenuada e triste, porque sou uma voz rouca, um eco sem força a clamar por justiça social, por relevância teológica, por graça, amor e perdão, e a igreja brasileira faz ouvidos de mercador…
Leonardo: Oh, alma minha! Levanta deste teu luto! Ilusão tua crer que a igreja é representada por este povo mudo e covarde. A igreja de Cristo é um corpo e um mistério! [1]. Ela é um projeto soberano de Deus, e seus planos jamais falham. A verdadeira igreja está no mundo militando, mudando o curso das coisas. As vezes é inexpressiva e tem pouca força, mas é atuante e não o negará jamais!
Espera nEle, alma minha… Espera nEle!
***
Notas:
  1. Ef 4.15-16, Ef 5.32
Fonte:Solilóquios

Nenhum comentário: