quinta-feira, maio 26, 2011

Brasil; riqueza, fome e PLC 122


O país está entre os três maiores abusadores de crianças do planeta.

A qualidade de ensino ocupa a 88ª posição no ranking da UNESCO.

O governo federal contabiliza 16, 3 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza.

Acredita-se que atualmente chegue perto de 8 milhões o quantitativo de crianças abandonadas no Brasil. Destas, cerca de 2 milhões vivem permanentemente nas ruas, envolvidos com prostituição, drogas e pequenos furtos.

Porém, o Brasil ocupa 7ª posição internacional em termos de tamanho da economia.

Mas nenhum desses dados tem importância, pois estamos todos divididos entre os que defendem a PLC 122, e os que são contra. Estamos esquecendo que onde há fome, há escravidão. E escravos não pensam, escravos obedecem.

Fazemos parte de uma minoria privilegiada, mas também mesquinha e estúpida, que finge não perceber a triste realidade que financiamos com o nosso silêncio conivente.

Durante um encontro de Dom Pedro II com o escritor Vitor Hugo, em visita do imperador à França, o escritor se negou a apertar sua mão porque disse que não cumprimentava o chefe de Estado de um grande país onde ainda havia escravidão.

PS.Antes que me acusem de minimizar o debate sobre a PLC 122,  sou contra todo e qualquer tipo de violência, seja contra homoafetivos, crianças, idosos, trabalhador, etc. Porém, sinto como se estivéssemos vivendo o velho mandamento: todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.

Nenhum comentário: