sábado, maio 02, 2009

Gripe Suina Duplica

O número de casos de gripe suína, confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) praticamente duplicou nas últimas 24 horas e agora chega a 615 - incluindo 17 mortes - em 15 países.


Seguem com casos confirmados pela OMS: Áustria (1), Canadá (34), China/Hong Kong (1), Dinamarca (1), França (1), Alemanha (4), Israel (2), Holanda (1), Nova Zelândia (4), Coreia do Sul (1), Espanha (13), Suíça (1) e Reino Unido (13).

Só o México reportou 397 casos confirmados de infecções humanas causadas pelo novo vírus, sendo que 16 deles derivaram em morte, informou a OMS. O aumento de 241 casos, na comparação feita com os números divulgados sobre o México horas antes, aconteceu porque saíram os resultados de mostras que tinham sido enviadas a laboratórios para análise.Os Estados Unidos informaram oficialmente de 141 casos, incluindo a morte de um bebê de 23 meses, que era mexicano e passava férias no Texas.Israel, Itália e Espanha também anunciaram hoje casos confirmados de gripe suína.
Em Israel, é terceiro caso de gripe suína no país. Trata-se de um homem de 34 anos que recentemente retornou do México. O paciente está internado em um hospital de Tel Aviv desde ontem junto com a esposa, que também pode ter sido infectada. O casal foi colocado em quarentena pouco após seu retorno do México, apesar de os dois se encontrarem em bom estado.Já na Itália, um homem na cidade de Massa, região da Toscana, manifestou a doença depois de voltar da Cidade do México em 24 de abril. Ele se recuperou totalmente depois de três dias, mas o caso só foi anunciado hoje. O Ministério da Saúde do país recusou-se a comentar o atraso na divulgação da informação, limitando-se a dizer que não havia uma confirmação oficial.
Na Espanha, as autoridades sanitárias informaram sobre dois novos casos confirmados na região de Valência. Com isso, o total de pessoas infectadas no país sobe para 15. Segundo o Ministério da Saúde e Política Social espanhol, 103 pessoas estão sob investigação médica como suspeitas de estarem infectadas.
Em sua apuração, a OMS não leva em conta os casos confirmados em laboratórios que não lhe foram notificados oficialmente, e por isso os números da organização sempre são menores que os dados divulgados pelos governos. A organização reiterou que não recomenda a restrição de viagens regulares e o fechamento de fronteiras. Porém, disse considerar "oportuno que as pessoas doentes adiem viagens internacionais" e que aqueles que desenvolvam sintomas e tenham estado no exterior recentemente busquem atendimento médico.
Além disso, a OMS "assegurou que não há risco de infecção por comer carne de porco bem cozida ou produtos provenientes desse animal".A OMS insistiu também em seus conselhos para que as pessoas reforcem as medidas de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos mais frequentemente com sabão.

Nenhum comentário: