RAZÕES TEOLÓGICAS DA ALEGRIA DO POVO DE DEUS
SALMO 100
INTRODUÇÃO
Este salmo ensina as  ações de graças, o louvor e a alegria nas ocasiões em que o povo de Deus entra na presença de Deus no seu santo templo. Isto significa que é atitude  racional, servos de Deus expressarem alegria quando se aproximam de  Deus. Esta busca consciente pela presença de Deus deveria ser sempre acompanhada de  intensa alegria.
O que torna a presença  de Deus motivo de tamanha alegria para o seu povo? Aqui estamos perante uma  resposta do crente à vida e ao cosmos. A alegria é a resposta metafísica do homem ao  fato Deus. Quais as razões teológicas desta alegria?
1. A  ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NOS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS.
“Sabei que o Senhor é  Deus”. Esta afirmação é central no salmo. Ocupa lugar de proeminência. 
Israel sempre foi um  povo que dependia de um certo “Javé” para viver. Todas as suas esperanças estavam alicerçadas na figura de Javé. 
Javé era quem falara ,  se revelara e agira redentoramente na história do povo de Israel. Javé era visto  como alguém que os amava.
A grande afirmação do  verso 3, que se constituía no motivo do louvor alegre, é que Javé é Deus. Javé  correspondia ao ideal expresso pela palavra Deus:
-           - Javé é auto-existente.
-           - Javé é imutável.
-           - Javé é infinito.
-           - Javé é único.
2. A  ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NOS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS.
Javé é visto não apenas  como Deus, mas também como um ser possuidor de certos atributos, que o tornam a  única resposta racional para todos os temores, dramas e angustias humanos. 
Javé é perfeita,  soberana e imutavelmente bom. É ser cujas ações são movidas pela perfeição da sua  bondade. Tudo que Javé faz é de acordo com sua natureza bondosa.
Por sem bom, Javé é  eternamente misericordioso. Ele é movido por misericórdia. Javé socorre aqueles que  se encontram em estado de desgraça e que não podem fazer nada por si mesmos  para se livrarem do seu sofrimento. Esta condição de vida faz Javé sempre  agir.
A bondade de Javé se  expressa de igual modo por meio da sua fidelidade. Javé não volta atrás no que  promete. Cumpre todos os seus pactos. Honra todas as suas alianças. Em todas as  gerações sempre haverá seres humanos pactuados com Javé, e justamente por isso,  sempre haverá homens e mulheres que experimentam a fidelidade de Deus em sua  vida.
3. A  ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NO QUE A IGREJA REPRESENTA PARA DEUS.
Javé –Deus  Todo-Poderoso- tem um povo que ele próprio criou. Esse povo deve tanto sua existência  biológica a Javé quanto sua existência como sociedade composta por homens e mulheres  que o servem e amam conscientemente.
Este povo pertence a  Deus como propriedade de um ser que zela por bem de valor incalculável. Esse povo pertence a Deus como tesouro e bem precioso. Por esta razão, Javé cuida  deste povo como um pastor cuida das suas ovelhas. A igreja é o rebanho de  Javé. Ele protege, alimenta e guia seu povo.
Todos estes elementos  deveriam, portanto, estar na mente do povo de Israel ao entrar no templo. Ali não  era lugar para culto sem a presença de fortes afeições santas. Culto no  templo deveria ser considerado serviço alegre. Por que?
Porque há um ser no  universo cuja existência é de tirar o fôlego de todo ser humano. Javé é Deus! Javé é  único! Javé é perfeito! Javé não está sujeito ao tempo e espaço! Javé é  imutável! Javé é santo! Javé é benigno! Javé é misericordioso! Javé é fiel! Há um ser  no universo –realidade última de tudo o que existe- que tem um povo pelo  qual se afeiçoou. Esse povo é o seu rebanho.
APLICAÇÃO
1.  FAÇAMOS DO NOSSO CULTO MOMENTO DE AFIRMAÇÃO DO SENTIDO PARA VIVER BASEADO NA EXISTÊNCIA DE JAVÉ.
2.  CULTUEMOS A DEUS COM FORTES AFEIÇÕES SANTAS.
3.  MEDITEMOS SOLENEMENTE SOBRE OS MOTIVOS TEOLÓGICOS DA ALEGRIA DO CRENTE.
4.  PENSEMOS NO FATO DE QUE APENAS JAVÉ PODE DEMANDAR ESTA RESPOSTA DO HOMEM.
5.  CELEBREMOS O FATO DE QUE SENDO JAVÉ QUEM É, REPRESANTANDO O QUE A IGREJA REPRESENTA PARA JAVÉ, A RESPOSTA ÚLTIMA DO CRENTE À VIDA SÓ PODE  SER O SERVIÇO EM ADORAÇÃO A DEUS MARCADO PELA MAIS PROFUNDA ALEGRIA.
CONCLUSÃO
Sempre que o ser humano,  sob a influência da graça divina, pensa teologicamente, encontra motivos para  cantar, celebrar, servir, adorar, render graças e bendizer a Javé: Deus único e  santo, amante do seu povo. 
A Ele  todo louvor, honra e glória pelos séculos dos séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário