A Família
E  aí... Esperando o Messias? Perguntou o Samaritano.
Claro!  Respondeu o Sacerdote.
Então,  vem aí o Messias para por Israel sobre tudo e sobre todos? Provocou o  Samaritano.
A  maioria pensa assim, meu amigo, mas estou chegando a outra conclusão.  Disse o Sacerdote
Opa!  Você saiu da caixa, mesmo! Instigou o Samaritano.
Exato!  Eu estou retomando a questão da Imagem de Deus. Disse o Sacerdote.
Ah  sei! A Thorah*1 ensina que fomos feito à Imagem e  Semelhança de Deus. Inclusive, parece que isso tem a ver com o fato de  que: como Deus, somos seres racionais e cônscios de nós e do outro,  assim como moralmente responsáveis, por causa da permissão que temos  para decidir sem restrição. Por isso Deus nos julga e julgará. Emendou o  Samaritano.
Eu  também pensava assim, mas estou mudando de ideia. Disse o Sacerdote.
Como? Você acha que tem mais do que  isso? Questionou o Samaritano.
Veja!  Essas qualidades, que você alistou, os anjos também têm. Também são  racionais, basta acompanhar os diálogos angélicos encontrados no texto  sagrado, também têm consciência de si e do outro e há anjos do mal, o  que implica em que houve algum tipo de julgamento, porque perderam o seu  estado natural. E, se houve  julgamento, são, também, seres moralmente  responsáveis! Acrescentou o Sacerdote.
Então,  a gente tem de ter algo que eles não têm. Afirmou o Samaritano.
Exato!  Você sabe dos dois conceitos que há, na língua hebraica, que, embora  traduzidos por um, único, ou unidade, em outras línguas, no hebraico têm  diferença entre si? Perguntou o Sacerdote.
Sim,  conheço, as palavras “echad” e “yachid”.  A gente usa “yachid” quando  quer falar de peça única, como em uma pedra, e usa “echad” quando quer  falar de unidade necessariamente acompanhada de outras, como em um cacho  de uvas, por exemplo. Completou  o Samaritano.
Pois,  você já notou que quando Moisés fala que Deus é único, no chamado à  adoracao no Deuteronomio 6.4, ele usa a palavra “echad”? E que, quando  fala, no Genêsis 1.24, que Deus disse que o homem deve deixar pai e mãe e  se unir à sua mulher, e que, quando isso acontece, se tornam uma só  carne, também usa a palavra “echad” para designar o efeito da comunhão  entre homem e mulher? Perguntou o Sacerdote, denotando emoção.
Rapaz!  Isso é de impressionar! Você está a dizer que é na constituiçãoo da  família que nos tornamos imagem de Deus? Diz o Samaritano.
Não ao nos constituirmos família,  mas, no fato de sermos família. A gente não pode esquecer que Moisés nos  ensinou que somos uma família, nós, todos os seres humanos, de todas as  nações, viemos de um único casal: somos uma só família. Estou dizendo  que somos imagem e semelhança de Deus, porque somos uma só família. E,  cada um de nós, o é, porque nasceu nessa família, dessa família e para  viver por essa e nessa família. Completou o Sacerdote.
Sim, pode até ser, mas isso se  perdeu! Veja o nosso caso, somos de nações irreconciliáveis! Aliás, nem  na família a gente vê isso! Anotou o Samaritano.
Pois é! Isso que eu penso que o  Messias fará: conciliará todas os seres humanos e todas as nações,  fazendo ressurgir a família humana, assim a imagem e semelhança de Deus  reaparecerá! Exclamou o Sacerdote.
Lindo! E isso é muito mais do que  restaurar a Israel! Todos seremos contemplados! Mas, você, ao dizer  isso, não está dizendo que Deus, também, é uma família? Inquiriu o  Samaritano.
É. Ou, no mínimo, unidade  acompanhada, necessariamente, de outra ou outras. Eu percebo que Moisés  insistiu em falar de Deus no plural. Assim como insistiu em dizer que  nós, humanos, somos uma só criacao, porque Deus só manipulou o barro uma  vez, e só soprou uma vez, e que Adão, disse ele no Genesis 5.1 e 2,   era o nome do casal e não do macho, de modo que, quando Deus passeava no  jardim, e chamava por Adão, o casal se apresentava a Ele. Disse o  Sacerdote.
Você está a dizer que Deus é uma  família? Insistiu o Samaritano.
Bem... Acho que ainda não consigo  dizer isso, mas estou profundamente incomodado com essa possibilidade*2. Replicou o sacerdote.
Bom, meu amigo, você já me deu muito  para pensar; a gente se vê. E saiu o Samaritano.
*1 A Lei de Moisés - N.A.
*2 Nós, cristãos, cremos que Deus é uma  família: Pai, Filho e Espírito Santo (Um Deus e Três Pessoas) - N.A.
FOnte: Blog do Ari 
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