Igreja Católica mistura Pentencostalismo Protestante e Teologia da Prosperidade em suas missas
Uma reportagem veiculada no jornal norte-americano The Wall Street  Journal denunciou o efeito da pregação da Teologia da Prosperidade aos cidadãos da cidade de  Manila, capital das Filipinas, e a manipulação do  chefe da igreja El Shaddai, o  seguidor da corrente católica mariana, irmão Mike Velarde.
No alto das favelas e córregos fétidos em um bairro na cidade de  Manila há uma cruz de néon gigante e um brilhante arco-íris, que estão  tão altos que faz com que os arcos dourados do McDonald´s pareçam anões.  Eles marcam a nova casa de El Shaddai, parte de um amplo movimento  evangelista cristão que está varrendo a nação, que é predominantemente  católica romana.
A igreja El Shaddai, nome de Deus em hebraico, tornou-se um dos  maiores movimentos da nova geração de cristãos nas Filipinas. É uma  igreja católica carismática, porém com traços pentecostais. Segundo  sociólogos a constante pregação da Teoria da Prosperidade é uma maneira  de estimular o desenvolvimento das empresas.
O fundador da igreja é uma pessoa excêntrica. Irmão Mike, 70 anos, é o  mais conhecido televangelista das Filipinas. Muitas vezes usando uma  gravata, sapatos brancos e vestindo uma corrente de ouro no pescoço, ele  é um magnata e “brinca” no setor  imobiliário. Além disso, ele  tem a reputação de não seguir a multidão e tem influência sobre os  políticos e resultados das eleições durante quase três décadas.
A igreja, que é modelada imitando a Arca de Noé, tem capacidade para  35 mil pessoas. As missas de sábado são transmitidas pela rede de TV da  família Velarde e pela estação de rádio. O curioso é que a igreja foi  construída em um terreno pertencente à família Velarde, portanto a El  Shaddai paga aluguel à Mike.
Sobre o fato de ser pregada a Teologia da Prosperidade Mike falou que  os efeitos têm sido positivos. “Antes, somente os mais pobres  freqüentavam as missas da El Shaddai. Agora os estacionamentos foram  preenchidos com carros próprios. Não é apenas uma transformação  espiritual, mas também uma transformação econômica em suas vidas”.
Durante as missas há orações em línguas e a pregação “ore e fique  rico”, misturadas às práticas católicas tradicionais. Também são  incorporados rituais pagãos que invocam superstições da cultura filipina  sobre o poder dos objetos inanimados.
“Eles me chamam de pregador de prosperidade porque eu tenho exposto a  mensagem do evangelho às pessoas como está escrito. Eu enfatizo a  importância de dar, porque é dando que recebe”, diz Velarde. Ele também  escreveu um livro repleto de depoimentos  de filipinos que foram inspirados por suas declarações para expandir ou  abrir negócios.
Como algumas outras congregações, El Shaddai encoraja seguidores a  dar o dízimo ou contribuir com 10% de sua renda. Em troca, são anotados  seus pedidos de “oração” para a riqueza, saúde e boa sorte
“A Teologia da Prosperidade de El Shaddai ensina que Deus quer que as  pessoas fiéis prosperem, que luta econômica pode ser de Deus e que a  riqueza pode ser recompensa de Deus aos fiéis,” diz Wiegele,  antropóloga.
Enquanto El Shaddai poderia ser uma ameaça a longo prazo para a  igreja católica nas Filipinas, o movimento abriga sob a égide do  Vaticano, incluindo a realização de reuniões de oração nas instalações  da igreja católica em todo o país. É uma situação que a Igreja Católica  aceita a contragosto, pois é uma forma de reduzir o número de católicos  que se voltam aos movimentos protestantes.
De acordo com números oficiais do censo filipino, enquanto a  proporção de filipinos que se consideram cristãos manteve-se estável em  cerca de 92% ao longo do século passado, aqueles que se identificam como  católicos diminuiu cerca de 10%. Entre 1960 e 2000, quando o censo mais  recente ocorreu, o percentual de filipinos que se identificam como  membros da igreja protestante mais do que duplicou para cerca de 10%.
Na década de 1980, “a igreja católica observou que a única maneira de  impedir o êxodo para as igrejas pentecostais era dizer que as pessoas  da Igreja Católica que freqüentavam movimentos protestantes estavam fora  da igreja. Foi isso que eu fiz”, diz Velarde. “El Shaddai desacelerou o  êxodo de católicos para o movimento nascido de novo”.
Ainda assim, algumas autoridades católicas continuam cautelosas e  críticas em relação à teologia de Mike Velarde. Eles afirmam que Velarde  está contaminado alguns negócios. O arcebispo emérito Oscar Cruz  condena a El Shaddai, dizendo que “usa o nome católico, mas é tudo menos  católico”. Ele descreve as missas como um ponto de partida, depois “ele  surge com seu terno engraçado, performace circense e seu evangelho da  prosperidade”.
Sobre o fato da El Shaddai ser de denominação católica, Velarde diz  que “sempre sou guiado pela hierarquia da Igreja Católica”. Na prática,  isso significa que ele abraça a doutrina católica sobre questões como a  contracepção, aborto e o divórcio, mas é Velarde que controla totalmente  a El Shaddai.
Interrogado sobre a censura crescente de filmes filipinos Velarde é  firme. “Há alguns filmes que são contra nossa cultura e nossas crenças  religiosas. Eles realmente devem ser censurados”.
Como Velarde tende seu rebanho no santuário ele abriga uma grandiosa  ambição política. Para ele, “a Presidência das Filipinas é um sonho de  infância. Mas um sonho é diferente de uma chamado”, disse.
Traduzido pelo Gospel+  do Wall Street Jornal 
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