Uma nova leitura dos velhos mandamentos
Crendo ou não na inspiração divina  das Escrituras, a maioria de nós aprendeu a ter a mesma  impressão negativa e rígida sobre os Dez Mandamentos. Independentemente  se seguimos ou não esses mandamentos, nós somos levados pensar ou de  fato pensamos que a finalidade daquelas ordens é simplesmente a pura  satisfação de Deus.  
Não conseguimos enxergar naquelas palavras um  conjunto de sugestões e dicas que tornam a nossa vida melhor, e não a de  Deus. Mas é exatamente essa a idéia principal do livro “Os dez  mandamentos para uma vida melhor” (Thomas Nelson Brasil, Willian  Douglas, 184 páginas). Mudar essa visão extremamente negativa dos  mandamentos e refletir sobre os aspectos positivos deles é a proposta  apresentada e desenvolvida ao longo do livro.
 Porém é inegável que aquele monte de “nãos” dificultam bastante essa  tarefa. Fica difícil ter uma percepção positiva natural daquele monte  de proibições. É necessário aprender a enxergar a essência positiva  inerente a elas. Somente assim é possível deixar de ver essas regras  como palavras que apenas nos limitam e passar a vê-las como palavras que  ampliam nossa possibilidade de viver melhor. Ao longo da leitura, após  mostrar a importância de compreender corretamente o propósito dos  mandamentos de modo geral, o autor destaca por meio de exemplos, como  quebramos os princípios dos mandamentos em diversas situações da nossa  vida, e sugere também algumas atitudes e ações simples que podemos  adotar para que o benefício de cada mandamento possa ser obtido por nós.  Ele defende que os benefícios de seguir os princípios contidos nos  mandamentos são proveitosos até mesmo para as pessoas que não são  religiosas e tenta mostrar isso por meio de vários exemplos.
De forma simples e sem pretensão esse livro ressalta que a sabedoria  contida nos Dez Mandamentos é de extrema validade para uma sociedade  secularizada e relativista como a nossa, porque nele é salientado o  caráter universal que eles possuem. Basta ponderar sobre as dificuldades  e problemas pessoais e sociais que vivemos ainda hoje, apesar de todos  os avanços dos mais variados campos da ciência, para ficarmos mais  cientes da importância dessas orientações bíblicas. Evidentemente que  nos dias de hoje cogitar a aplicabilidade de textos bíblicos para a vida  pessoal das pessoas parece algo pouco prático, além de ser um discurso  atrasado para os que são avessos à religião. Mas apenas o preconceito de  cada um é o principal obstáculo para que não se veja no mínimo a  razoabilidade deles. Por isso não importa a diversidade de opiniões que  temos sobre as orientações dos mandamentos. Todos nós temos a  oportunidade de lançar um olhar mais cuidadoso e amplo sobre esse  conjunto de orientações que resiste ao tempo.
por van26 
Fonte: Beco das Palavras 
Nenhum comentário:
Postar um comentário