terça-feira, outubro 26, 2010

"Dom Quixote" interactivo disponível na Internet

O clássico de Cervantes “Dom Quixote de La Mancha” está desde hoje disponível em formato digital e interactivo na página da Biblioteca Nacional de Espanha (BNE). O projecto, intitulado “Quixote interactivo”, foi levado a cabo pela BNE, que digitalizou exemplares das edições de 1605 e 1615 da obra. Além da obra em si, há música, imagens e outros conteúdos à disposição do leitor.
Cervantes  

Cervantes (DR)
 
Esta versão interactiva da obra de Cervantes permite folhear as páginas do livro com música de fundo e o acesso a vários conteúdos que ajudam a contextualizar a leitura. Segundo o jornal espanhol “El País”, entre esses conteúdos está um mapa, que situa as aventuras de Dom Quixote, e uma galeria de ilustrações dos momentos mais importantes e dos personagens do clássico. Também vão estar disponíveis análises das relações de “Dom Quixote de La Mancha” com outros livros de heróis cavaleirescos.

Ainda segundo o jornal espanhol, o projecto resultou do trabalho de bibliotecários, especialistas em arte e literatura da época, designers gráficos e programadores. Pepa Michel Rodrigues, directora da Biblioteca Digital e Sistemas de Informação da BNE foi a coordenadora do processo.

A iniciativa junta material de 43 edições diferentes. No total são 1282 páginas, 165 ilustrações e mapas, 21 obras relacionadas, 37 capas e contracapas e 13 faixas de música de fundo.  
 

Nenhum comentário: