quinta-feira, janeiro 27, 2011

Canções evangélicas que não consigo cantar - Parte 2

Canções evangélicas que não consigo cantar - Parte 2





O surgimento da denominada música gospel nos fez esquecer de algumas canções extremamente relevantes. Por acaso, você já se deu conta que em nossas igrejas não cantamos mais sobre o céu, sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sobre a graça imerecida, sobre conversão, sobre perdão de pecados, e outros temas mais? Pois é, lamentavelmente, ao contrário disto, nossa hinologia está repleta de expressões simplistas, onde temas como chuva, milagres, bênçãos, vitória e prosperidade se fazem presentes.

Há pouco ouvi uma canção, do Ministério de música "Toque no Altar" que dizia:

"Onde era tristeza se verá
A dupla honra me ornar
Com boas novas proclamar-lhe
Uma nova história celebrar
É chegada a minha hora
Meu silêncio já acabou
Ouça o som da minha grande festa
Eu vou Viver uma virada
Em minha vida, eu creio
Eu vou viver uma virada
O que eu achava estar perdido
E tinha desistido de sonhar
Meu Deus já decretou este é o meu dia
Minha virada festejar"

Caro leitor, repare que a canção em questão é extremamente antropocêntrica, cujo objetivo final é promover a satisfação do cliente. Se não bastasse isso, o ministério em questão é expert no assunto de criar canções cujo foco PRINCIPAL é o prazer do homem. Um exemplo claro disso, é a música “restitui” onde a ênfase primordial encontra-se no realização pessoal através da ação de um Deus cujo atributo principal é obedecer as ordens de seus filhos.

Ah! Que saudade da boa música, ministrada, cantada, com unção, cujo interesse era simplesmente engrandecer o nome de Deus! Que saudade, do louvor apaixonado, que brotava do peito dos adoradores como um grito de paixão e amor.

Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Concordo com o pastor Renato Vargens,  e acrescento a triste "música" cuja a letra segue logo abaixo:
Nasci Pra Vencer - Ministério Além do Véu
Composição: Edson da Silva
Não posso deixar, meu sonho se perder
Me esquecer das promessas
Desistir sem lutar, deixar de ser um vencedor
Vou acreditar, Deus tem o melhor pra mim, eu sei
Vou lutar pra vencer,não olhar para trás
Transpor barreiras, eu vou conquistar o impossível
Nasci pra vencer, vou acreditar
Que os sonhos jamais podem se apagar
Lutar pra vencer pela fé conquistar
Sou filho de Deus, nasci pra vencer
Nasci pra vencer, vou acreditar
Que os sonhos jamais podem se apagar
Lutar pra vencer pela fé conquistar
Sou filho de Deus,eu nasci pra vencer 

5 comentários:

Taíse Palombo disse...

Meire, gostei muito da sua reflexão.
Nunca tinha pensado nisso...
É preciso mesmo denunciar as obras "implícitas" que as canções têm trazido para fazer da Igreja um drive-thru...
Deus é muito mais!

Pandora disse...

Sei lá, parece que a Igreja esqueceu que nosso tesouro está no céu onde nem a traça nem a ferrugem o corroem, que no mundo nos teremos aflições a despeito da necessidade de ter-mos bom animo, ainda assim as aflições estavam previstas no contrato!!!

Essa chuva de bençãos, essas ordens a Deus, essa teologia da prosperidade me parece uma coisa altamente alienante, claustrofobica e o cristianismo não é isso... Cristo liberta, abre horizontes, ele não te fecha em um circulo abafado e oco!!!

Gilson disse...

Corinhos antigos trazem pérolas também: De madrugada o crente vai buscar poder... De madrugada a fila é menor? Deus é igual a caixa de banco e atende em fila única??
Busca de poder de madrugada? Onde a Biblia afirma isso? Não seria no contexto, busca de Sabedoria??
Quinhentos graus de fogo... e Até as suas vestes faz curar?? (cassiane). Arghhh.

Patrick Denucci disse...

Quando vejo isso, fico com pena do apóstolo Paulo, não sabia dessas coisas que se cantam hoje. Se ele soubesse sua vida cristã teria sido bem mais fácil. Não só a dele, mas também de todos os apóstolos e os grandes homens de Deus que seguiram pelo mesmo caminho.

Ester Andrade disse...

Sou fllho de Deus,Nasci pra vencer foi o estopim né?
sem comentários.