sexta-feira, março 12, 2010

Projetos sociais recebem premiação no Dia do Bibliotecário, 12 de março

Projetos sociais recebem premiação no Dia do Bibliotecário, 12 de março

por Tiago Murakami
No Dia do Bibliotecário, o Prêmio Laura Russo será entregue aos autores dos nove melhores projetos elaborados por bibliotecários empreendedores que desenvolveram ações sustentáveis e inovadoras para benefício da coletividade. A carência de instrumentos culturais, o alto índice de evasão escolar e o aumento da violência motivaram esses profissionais a criar situações que fizessem os livros chegarem efetivamente nas mãos de pessoas carentes, como a do assentamento em Ribeirão Preto no qual as obras são transportadas como sementes em caixotes; no Jardim Ângela, zona Sul em São Paulo, em que policiais militares ajudaram a construir uma biblioteca; em Heliópolis, onde a biblioteca comunitária conta com acervo de nove mil obras para atender a 125 mil habitantes; e o projeto em seis penitenciárias paulistanas que, além de estimular a leitura, promove saraus literários desde 2004.
Iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, o Prêmio Laura Russo foi criado em 1998 e tem como objetivo reconhecer bibliotecários, estudantes e instituições que desenvolveram ações significativas de incentivo à leitura, à pesquisa, à organização de bibliotecas e outros espaços culturais gerenciados por bibliotecários. A solenidade de entrega do IX Prêmio Laura Russo, cujo tema é o Empreendedorismo Social, ocorrerá durante a festividade no Dia do Bibliotecário, em 12 de março, às 19h, no Masp. Há exatos 30 anos, comemora-se a efeméride em todo território nacional.
Quem foi Laura Russo
Laura Garcia Moreno Russo formou-se em Biblioteconomia pela Escola Livre de Sociologia e Política e em Direito pela Universidade de São Paulo. Como bibliotecária trabalhou na Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, na Academia Paulista de Letras e foi diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Foi a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB 1961-1974) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (1966-1968), editora do Boletim Informativo FEBAB (1961-1970) e da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (1973-1977). Realizou diversos estudos na França, Espanha e Argentina. Pelos seus trabalhos na biblioteconomia brasileira recebeu títulos honoríficos nos Estados Unidos e na Alemanha. Dentre os trabalhos que publicou destaca-se: A Biblioteconomia Brasileira: 1911/1962. Faleceu em 2001.
Fonte: CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.
Sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região tem por objetivos básicos fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário e contribuir para o aprimoramento da área e seus profissionais. A profissão de bibliotecário foi regulamentada em 30 de junho de 1962 com a publicação da Lei 4084.
O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região, que atua em todo o Estado de São Paulo, foi constituído em 16 de agosto de 1966, em uma reunião de bibliotecários, professores e representantes de escolas e de associações, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.
Serviço
Dia do Bibliotecário e Entrega do IX Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo
12 de março, às 19h, no Masp (av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César, São Paulo/SP)
Anexo boletim com breve apresentação dos projetos premiados.
Assessoria de Imprensa: Cristina Thimm Mirara (Mtb. 18.176)
Fonte: Blog do autor

Nenhum comentário: