sexta-feira, julho 10, 2009

NÃO SEI, MAS



Por: Israel B. Ribeiro
1.
NÃO SEI porque Deus me fez livre, mesmo sabendo que eu iria pecar.No inicio de Gênesis, encontro a minha história, mesmo que os nomes das personagens sejam Adão e Eva. Nesta narrativa apreendo que escolhi me afastar de Deus. Nela Adão põe a culpa em sua mulher por ter fracasso. Presciente (de tudo sabendo antes de acontecer), Deus sabia que nós iríamos pecar. Assim mesmo, nos dotou de uma liberdade radical. Por que?Não sei, mas sei que aprecio a minha liberdade, porque ela me torne à imagem e semelhança de Deus. Quando errar, não quero fazer o mesmo que Adao e Eva, pondo a culpa em Deus. Não porei a culpa nos meus ancestrais.
CONTUDO, de uma coisa eu sei e me basta: Deus apostou e aposta em nós.
2.
NÃO SEI porque Deus permite o sofrimento, meu e dos outros, especialmente das crianças.Entendo que alguns sofrimentos são mesmo humanos, decorrendo de sua liberdade e suas conseqüências. Não consigo ver, no entanto, a ação humana no sofrimento de nascença, na tragédia sem causas descobertas.
CONTUDO, eu sei que Deus está com os que sofrem, como esteve com Jesus, durante a sua execução. Deus não explica o sofrimento. Ele sofre conosco. Que deus faz isto? Isto me basta!
3.
NÃO SEI porque pelo sacrifício de Jesus o meu pecado foi perdoado, MAS sei que foi.
4.
NÃO SEI como será a vida no céu. Leio todas as descrições bíblicas sobre o céu e me encanto com tanta poesia. Lamento, e agradeço, que Paulo não ofereça seu relato da viagem que fez até o terceiro céu. Aprendo com sua recusa a não especular, porque quando especulo, encho-me com resultados da minha imaginação, quando devo me contentar com a revelação.
SOBRETUDO eu sei que minha vaga (eu não teria uma palavra menos humana?) no céu está reservada. E é para lá que eu vou, não sei se ex-vivo ou ex-morto, não sei em que meio de transporte. E para que saber?

2 comentários:

bete p.silva disse...

Olá amiguinha, um texto muito legal que tem a ver com sua postagem, espero que goste>

http://www.caiofabio.com/2009/conteudo.asp?codigo=05010

Fique na Paz, Saudades.

Meire disse...

Brigadão pela dica Bete!