As parábolas de Lucas e  de Ezequiel
Introdução
As figuras do aprisco e do curral desafiam nossa reflexão e nos  convidam a considerarmos o que diferencia o ministério entre um e o  outro.
"Enquanto a figura do aprisco indica metaforicamente o encontro amoroso do pastor com suas ovelhas, o curral indica o local da ração para o gado, ou seja, onde metaforicamente as pessoas ruminam o sal ou a ração? que lhes são oferecidos sem, no entanto, vivenciaram os aspectos que compreendem o aprisco".
Para  isto, faremos uma leitura de dois textos bíblicos que nos auxiliarão em  nossa reflexão nesta linha de pensamento. O primeiro texto é o de Lucas  15.4-7, onde é contada a parábola da ovelha perdida. O segundo texto é o  de Ezequiel 34.1-10, onde são apresentadas características negativas na  vida dos líderes, o que nos leva a pensar no exercício de um ministério  na perspectiva do curral.
1.A  parábola da ovelha perdida - Lucas 15.4-7
Restauração
A parábola da ovelha perdida tem como seu tema central a  restauração da ovelha que se perdeu e que causa no pastor, nos amigos e  vizinhos, alegria quando ela é encontrada. Ela assinala que Deus procura  os pecadores e é sempre Ele quem toma a iniciativa para que recebam a  nova vida em Cristo Jesus.
Para os religiosos daquela época, Deus receberia somente as  ovelhas arrependidas, mas para Jesus, Deus procura as desgarradas,  machucadas, violentadas, atingidas pelas feridas da vida e as restaura  ao seu aprisco.
Ir ao encontro da que está perdida
Esta  é a idéia presente na parábola da ovelha perdida. O pastor deixa as  noventa e nove ovelhas que estão seguras e vai procurar a que se perdeu.  Quando a encontra descobre que está machucada pela queda e carrega-a  para casa (15.5). "Surpreendentemente, este pastor se regozija com o  fardo de restauração que ainda está diante dele. Este tema é  importantíssimo nesta primeira parábola".
Além disto, o pastor revela que a ovelha era importante para  ele. Ele percorre um longo caminho, quiçá fazendo sacrifícios e  suportando as dificuldades em encontrar a ovelha perdida.
"Pensemos nos sacrifícios suportados pelo pastor andando nas pegadas da ovelha perdida e percorrendo montes e vales, sem desistir, até encontrá-la (Lc 15,4). Nessa parábola, a preciosidade da ovelha perdida é insinuada também pelo adjetivo possessivo. O pastor exclama: ?encontrei a minha ovelha? (Lc 15.4)".
Carregar pelos braços
A ação no contexto do aprisco deve cuidar das que estão seguras  e se alegrar com as que nunca se perderam, mas não pode deixar de focar  as que se extraviaram e precisam de cuidado e restauração. Esta ação de  restaurar tem todo um sentido afetivo por parte do pastor: ela toma a  ovelha em seus braços e leva-a casa. Trata-se de uma atitude de cuidado,  de respeito e de valorização da ovelha que, mesmo que tenha sido  rebelde em se desviar do caminho pelo qual o pastor conduzia o rebanho, é  tratada com consideração. A restauração é fruto desta soma de atitudes  do pastor, especialmente da afetividade.
O profeta Isaías afirma o seguinte falando do relacionamento de  Deus com seu povo: "como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os  braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que  amamentam, ele as guiará mansamente" (Isaías 40.1).
A alegria do pastor
Além da restauração estar enfatizada nesta parábola, a alegria  pelo retorno da ovelha que se perdeu também é indicada, pois ela é  contagiante: todos que recebem a notícia se alegram e celebram, pois "haverá  mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por  noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento",  conforme o texto de Lucas 15.7.
A gratuidade na ação pastoral
A  parábola apresenta quatro temas: a alegria do pastor, a alegria da  restauração, o amor gracioso e o arrependimento. Estes temas são norteadores de um  ministério na perspectiva do aprisco. O ministério na perspectiva do  aprisco tem o tom da gratuidade e não da troca ou do mercantilismo. Como  já expressamos em outros textos, afirmamos
"que as pessoas que se oferecem para trabalhar nos ministérios da Igreja e que recebem para isto devem fazê-lo na perspectiva da doação, do serviço e nunca da recompensa, ou do salário, ou do subsídio".
2.A  parábola dos pseudo-pastores - Ezequiel 34.1-10
O profeta Ezequiel, cujo ministério se deu no período do exílio  e junto aos desterrados, toca no tema do pastoreio das ovelhas. Ele  anunciava a mensagem de que Jerusalém chegava ao fim em virtude da  corrupção que havia tomado conta da vida dos líderes do povo e da crise  que se alojara entre o povo, uma vez que seus líderes estavam  desleixados em relação aos seus compromissos. Em outras palavras, os  líderes deixaram de pastorear e conduzir o rebanho e se dedicaram aos  seus próprios negócios, ou como diz Ezequiel, se apascentavam a si  mesmos. O povo vivia sob o impacto do desterro e do distanciamento do  Templo, que simbolizava a identidade e a religião que professavam e eram  como ovelhas sem pastor. No entanto, Deus revela que Ele mesmo vai  pastorear as suas ovelhas.
"Ezequiel  é o profeta que desenvolve mais amplamente o tema de Iaweh-pastor.  Dedica a ele todo o cap. 34, no qual contrapõe o comportamento de Deus  ao dos falsos pastores que, em vez de apascentarem o povo de Deus,  apascentam a si mesmos (vv. 2-10)".[6]
Aqui entra nossa metáfora do curral. O povo nesta época vivia  sem o cuidado, a direção, a condução e o pastoreio de seus líderes ou  pastores. O profeta denuncia isto quando apresenta o perfil dos falsos  pastores.
As palavras do profeta são claras e específicas. Não há como  não compreender a mensagem que Ezequiel apresenta e que caracteriza os  pastores que na expressão bíblica são falsos pastores. Vejamos:
1. Apascentam-se a si mesmos, ou seja, estão preocupados com o  seu bem estar em detrimento do bem estar das ovelhas. O que importa é a  satisfação dos desejos e das necessidades pessoais e não as do rebanho.
2. Comem a gordura das ovelhas e se vestem com a lã. Em outras  palavras, isto quer dizer exploração e violência cometidas contra o  rebanho.
3. Não dão apoio às que estão enfraquecidas com a situação de  desterro, pobreza e opressão a que estavam submetidas as ovelhas, ou o  povo de Deus. Devemos lembrar que o povo está no exílio como escravo.
4. Não curam as doentes e nem restauram as que estão  machucadas. Não há nenhuma ação por parte dos líderes do povo que  produza restauração, cura e libertação. Os pastores se transformaram em  lobos vorazes.
5. Não procuram as desgarradas e não vão atrás das que estão  perdidas. A ação que mais caracteriza o trabalho pastoral que é conduzir  as ovelhas por caminhos seguros não era praticada pelos pseudo-pastores  da parábola de Ezequiel.
6. Por outro lado, eram dominadores, violentos, arrogantes,  cujo "manejo" das ovelhas era feito com dureza e muito rigor. Uma boa  forma de identificar um pastor dominador e dissimulado é reparar se ele  olha com ternura para suas ovelhas. O olhar do pastor revela se de fato  cumpre com sua função ou vocação na perspectiva da parábola de Lucas ou  se na perspectiva da parábola de Ezequiel.
Assim, Ezequiel, o profeta do desterro, descreve a vida num  curral.
Conclusão
Não dá para concluir um assunto de tamanha delicadeza e tamanho  desafio. Dá sim para lamentar que em nosso meio se instalem modelos de  pastoreio na perspectiva do curral, onde o que vale é a vontade do  pastor e o seu bem estar.
Não  dá para concluir, mas dá para lamentar que a Igreja vivencie esta  tensão e que acabe por predominar um modelo de dominação, intimidação e  dissimulação. Eu conheço pastor que não consegue olhar nos olhos de suas  ovelhas e prefere olhar de soslaio, ou de forma esguelha. O pastoreio,  desta forma, é realizado por "viés". O que significa dizer um ministério  "meio furtivo, esconso, tortuoso de obter, fazer ou  concluir algo".
Não dá para concluir, mas que Deus tenha misericórdia de nós.
Um comentário:
Realmente temos que tomar cuidado com esses falsos pastores e isso é mto triste, pois ele usa a fé das pessoas para encherem seus bolsos isso é horrivel, li um livro que fala disso uma história comovente que mostra em uma ficção a realidade , se vcs quiserem ler ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br vale a pena é maravilhoso!!!
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