sexta-feira, agosto 13, 2010

Gente

por Jorge Camargo

A espiritualidade cristã nos últimos dois séculos tem ampliado seus horizontes em se tratando de ferramentas interpretativas. A Sciologia, por exemplo, tem aberto caminhos para novas leituras dos textos sagrados no âmbito das sociedades.

Já para lidar com os recônditos da alma humana, a Psicologia tem sido uma aliada na busca de uma caminhada espiritual sadia e frutífera. É impressionante observar os Salmos, poemas e canções hebraicos antigos, repletos de percepções psicológicas profundas, que ecoam pelo tempo e chegam até nós com frescor e vitalidade. Como se tivessem sido escritos anteontem e postados num blog qualquer que corre o mundo. Seu twitter tem milhões de seguidores, muitos deles anônimos, porém fiéis.

Eu mesmo tenho lançado mão dessas ferramentas de auxílio já há muitos anos e em momentos cruciais da minha vida. Alguns, mais céticos e dogmáticos, relutam em usar ou até mesmo aceitar ajuda psicológica, por exemplo.
Penso que têm seu caminho empobrecido.
Celebro tudo o que a providência divina suscita na mente e no coração de gente, colocado à disposição de gente, para que todos possamos ser gente com mais qualidade, espelhados em Deus, cujo anseio supremo foi o de tornar-se, ele mesmo, gente.

P.S.: E como poesia, conexão entre céu e terra, é a força criadora que move o mundo, um singelo poema dedicado a todos os que labutam na nobre tarefa do cuidado da alma...

MÉDICO FERIDO
Precioso esforço de ler
O que se passa na alma
Bendito empenho em prover
Consolo que anima e acalma

É como ser um jardineiro
Que tem a fé, o dom de ver
Além das flores cavoucar
Trazer à tona um mundo inteiro

É como um médico ferido
Que encarna o outro em seu sofrer
Veste suas dores e ao se olhar
Encontra um tesouro escondido

Jorge Camargo é músico e compositor.
Via Cristianismo Criativo

Nenhum comentário: