segunda-feira, março 29, 2010

Igrejas

por: Meire

Bispo Renato Maduro sendo consagrado a pastor pelo Bispo Macedo e pelo missionário RR Soares:


No princípio eram dois "pregando o evangelho", e o espírito da ganância pairava sobre eles... 
Não, eu não estou fazendo pouco caso da Palavra de Deus, mas ao observarmos o que está acontecendo nos púlpitos das "igrejas" do R.R.Soares¹, Edir Macedo² e Valdemiro Santiago³, a única conclusão a qual podemos chegar é que a usura deles poderá, (espero, oro e torço), à falência de suas empresas travestidas de igrejas.
O que começou como uma igreja - empresa de família, sob a direção de R.R. Soares e Edir Macedo, hoje são três próspera igrejas - empresas, com uma acirrada disputa pelo primeiro lugar no mercado da fé.
Edir Macedo, R.R. Soares, Roberto Augusto Lopes,  e os irmãos Samuel Coutinho e Fidélis Coutinho,fundaram em 1975 a Cruzada do Caminho Eterno, as pregações eram ao ar livre, na cidade do Rio de Janeiro. Edir Macedo e R.R. Soares, foram consagrados pastores na Casa da Benção, pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes. 
Após dois anos ,  Edir , R.R Soares e Roberto Augusto Lopes, juntamente com bispo Carlos Rodrigues, fundavam a Universal. 
E nasce uma disputa...
R. R. Soares era o líder da Universal e seu principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Macedo surgiu como o novo líder. 
No final da década de 70, R.R. Soares se viu obrigado a sair da IURD, sendo recompensado financeiramente.

Para tentar entender melhor, alguns fatos históricos:

1 Romildo Ribeiro Soares nasceu em 06 de Dezembro de 1947, em Muniz Freire, no Estado do Espírito Santo. De família muito pobre, teve de trabalhar desde a infância para ajudar a família. Em abril de 1964, Soares chegou ao Rio de Janeiro com sua família e foram residir na casa de seu tio Aderbal em São Gonçalo. 
Cunhado do conhecido Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem rompeu relações em 1978 após desentendimentos teológicos. R.R. Soares não concordava com o caminho que Edir Macedo tomava na direção da IURD. Houve então a cisão e, em 1980, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.


2 Edir Macedo Bezerra (18 de fevereiro de 1945) é um empresário e religioso brasileiro,  dono da Record, e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com mais de 2 milhões de fiéis em mais de cento e setenta países.  Promotora e defensora da Teologia da Prosperidade, a IURD cresceu e tornou-se a quarta maior corrente religiosa do país, segundo o Censo de 2000.
Em 1992, Macedo foi preso sob acusações de charlatanismo, curandeirismo e envolvimento com tráfico de drogas. Macedo foi inocentado das acusações e liberado. Uma foto tirada nesta época, na carceragem da 91° DP (Vila Leopoldina), em São Paulo (tornou-se um dos símbolos dos fiéis da Igreja Universal) e acabaria por ilustrar a capa de uma biografia do bispo em 2007.  

Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, desta vez pelo Ministério Público de São Paulo. A ação criminal foi aberta pelo juiz Gláucio de Araujo, da 9ª vara criminal de SP, na qual acusa o bispo e mais nove pessoas ligadas a ele. Todos foram acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

3 Valdemiro Santiago de Oliveira (nascido em Palma no dia 2 de novembro de 1963) é pastor evangélico, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Em 1998, então responsável pela IURD de Sorocaba, Valdemiro consagrou um bispo em culto transmitido na madrugada pela Rede Record. Logo apareceram inúmeras denúncias contra tal pastor.
Ao saber do caso, Macedo exigiu que Valdemiro desfizesse a consagração e assumisse toda a responsabilidade do caso. Valdemiro não acatou a ordem de Macedo e foi expulso da Universal.
Após ser expulso da IURD, Valdemiro Santiago, a esposa Franciléia Santiago e outros quatro ex-membros da IURD, fundaram a Igreja Mundial do Poder de Deus.terá verdade este caso, valdemiro santiago, pastor marcelo dantas, bispo julio cezar de itaquera e pastor Georges de guaianazes.
Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz em Sorocaba. Ele estava levando consigo uma espingarda, duas carabinas e também 400 caixas de munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. Valdemiro alegou que as armas são de caça e estavam sendo levadas para amigo.

O cisma entre R.R. Soares e Edir Macedo, resultou no que vemos hoje: Brigas nos púlpitos eletrônicos, com direitos à denuncismo, onde vale tudo pela disputa por seu dinheiro. 









2 comentários:

Paulo de Tarso disse...

Graça e Paz!

Qual o esclarecimento que pode ser prestado diante dos trechos que seguem:


18 de junho de 2010 17:50
Hermes C. Fernandes disse...

Caro Paulo de Tarso, a informação não procede. Meu pai ordenou Soares, mas recusou a ordenar Macedo, pois o achava despreparado para o exercício do ministério. Houve até um episódio em que meu pai chegou de surpresa numa igreja que havia confiado ao Soares, e flagrou o Macedo tentando exorcizar uma mulher, porém sem sucesso.

Quando deixaram a igreja que meu pai liderava, fundaram a Igreja da Bênção, que mais tarde passou a se chamar "Igreja Universal do Reino de Deus". Pouca gente sabe, mas o primeiro líder da universal foi o Soares. Porém, numa das viagens do Soares aos EUA, Macedo convenceu os demais pastores a elegê-lo como novo líder, o que fez com o Soares, ao regressar, deixasse aquela igreja e fundasse a Igreja da Graça.


18 de junho de 2010 18:17
Paulo de Tarso disse...

8.

Paulo de Tarso 23 de junho de 2010 10:28

Graça e Paz!

Prezado Renato Vargens:

Solicito maiores esclarecimentos sobre o fato do Edir Macedo ter sido consagrado pastor na Casa da Benção pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes.

Segundo o Hermes, que me corrigiu publicamente no Genizah, não é verdadeira tal informação.

No aguardo.

Laus Deo


9.

Renato Vargens 23 de junho de 2010 10:41

Paulo,

Existem alguns sites que afirmam isso, dentre estes: http://pensareorar.blogspot.com/2010/03/igrejas.html


Abraços,
23 de junho de 2010 15:15

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2010/06/debate-com-hermes-fernandes-e-rrsoares.html#ixzz0rmIKILP3

Anônimo disse...

Estranho nunca vi o Miss. R. R. Soares desdenhar em púlpito de outra igreja, Estranho este texto do Blogg.