sexta-feira, março 05, 2010

Versículos para problemas neopentecostais

Versículos para problemas neopentecostais

Ser um líder neopentecostal não é para qualquer um. Sempre às voltas com escândalos, denúncias na mídia, pressão por resultados, evasão ou falta de colaboração dos membros, etc, etc, o apóstolo/bispo/pastor tem que fazer a Bíblia trabalhar a seu favor.
Pode parecer impossível se livrar de tanta imagem negativa, mas com um versículo aqui e outro ali é possível amarrar a descrença alheia. Com o auxílio da pouca leitura bíblica pelos brasileiros, muitas lágrimas para as câmeras e discursos inflamados nos púlpitos fica ainda mais fácil determinar a vitória final.
Não está acreditando? Repreenda agora mesmo este espírito de dúvida com os episódios abaixo:

Problema: sede fechada pela prefeitura (também serve para desabamentos)
Versículo-solução: A glória desta última casa será maior do que a da primeira (Ag 2,9 - versão Almeida Revista e Atualizada).
Para a maioria da população, este é um caso mais complicado do que erro doutrinário. Problemas estruturais com templos são visíveis e óbvios para qualquer ser humano, independente de sua religião. Sendo assim, não adianta insistir muito tempo no argumento da perseguição - afinal, se todo mundo tem que ter alvará, por que a igreja não foi atrás de um? Uma liderança com foco prefere falar logo do futuro, ou seja, do novo templo.

Imagem a partir de vídeo do Youtube
O culto estava para começar, pessoas de todos os lugares com olhares atentos á espera de um milagre, o apóstolo Valdemiro Santiago, sobe ao altar com a igreja lotada. O suposto motivo de a igreja estar cheia, segundo o líder da IMPD:  "A glória da segunda casa será maior que a primeira” Apóstolo Valdemiro Santiago. - texto sobre a reabertura do templo da Mundial no site da denominação.


Problema: possível evasão dos membros devido aos escândalos
Versículo-solução: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2,10)
Infelizmente, para as lideranças, sempre existem pessoas que saltam do barco na hora da dificuldade. A solução então é contar com um fiel time de defensores, além de tentar aterrorizar os que estão querendo sair e os críticos externos (podem ser utilizadas pragas, maldições e chantagem emocional para isso).

Tatuagem de um presbítero
Foto: Gospel Mais
Membros, pastores, bispos e líderes da Igreja Renascer tatuaram em si mesmos as inscrições “Renascer até Morrer”.
Segundo alguns que fizeram a tatuagem, o motivo que os levaram a fazer isso foi o milagre que Deus fez na vida deles atravéz (sic) da Igreja Renascer em Cristo e também por estarem no chamado ano de Elias, onde estão em guerra para vencer.
Os dizeres “Renascer até Morrer” é baseado no versículo bíblico que está em Apocalipse 2:10, “Sê fiel até a morte”. - via Gospel Mais.



Problema: desculpa dos membros para as obrigações (geralmente financeiras) exigidas pela denominação
Versículo-solução: diga o fraco: Eu sou forte (Joel 3,10).
Templo cheio, louvorzão, aleluia para todo o lado e nada de dinheiro na mão do pastor? É só amarrar o espírito de inferioridade e de pobreza com Joel!

Imagem: site Fogueira Santa de Israel
A Palavra de Deus ensina: “Diga o fraco: ‘Eu sou forte’” (Joel 3-10).
Ninguém consegue conquistar algo grande sem sacrificar. Senhor Jesus garante que os sinais são para os que creem! Nem todos creem! Mas aqueles que creem e sacrificam, alcançarão a transformação em suas vidas. A maior expressão da fé é o perfeito sacrifício - site da Fogueira Santa de Israel.


Problema: o desânimo está afetando a igreja.
Versículo-solução:  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).
No neopentecostalismo é necessário sempre recarregar as energias, uma vez que perseguir o sucesso material o tempo todo cansa bastante. Então, é só pegar um versículo isolado com certas palavras-chaves (no caso acima é abundância, mas sucesso e bem sucedido funcionam muito bem), conectar-se à mentalidade da nova era e mandar ver na confissão positiva.

Foto: site Igreja Cristo Vive
Olhe, o que você acha que merece é o que você vai atrair para a sua vida. Se você diz: “Bispo, eu quero um pedacinho de papel”. É isso que você vai ter. Jesus disse: “Eu vim para que tenham”, não só salvação, vida eterna no céu, mas vida abundante na Terra. Se você diz: “Eu mereço!” Haverá bom futuro. Não será frustrada a esperança.
Então, amado, a partir de hoje haverá bom futuro para você. Aquilo que você acredita ser capaz de se tornar realidade é o que vai acontecer, em nome de Jesus. Você está conectado.- Miguel Angelo na mensagem TOMANDO POSSE DO QUE JESUS TEM PARA MIM.



Uma outra saída é parar de ficar procurando versículos para problemas específicos. Afinal, a liderança neopentecostal quer saber de lucros e não de estudo da Palavra. Saiba que temos em nossa moderna era apostólica um versículo ao qual se atribuem 1001 utilidades, combatendo de maneira mágica os principais problemas, como:
  • perseguição por parte da mídia, poder público ou blogueiros de plantão;
  • críticas feitas por pessoas reais, virtuais e espirituais;
  • insubordinação ou puxadas de tapete contra o pastor, bispo, apóstolo ou semi-deus;
  • inveja de qualquer espécie, inclusive de aquisições aeronáuticas;
  • indignação contra a teologia inventada pela denominação;
  • denúncias contra qualquer desvio de conduta, principalmente os de ordem sexual, emocional ou financeiro;
Versículo-solução: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR (1 Sm 24, 6) ou em sua versão mini "não toqueis no ungido do Senhor".

Foto: blog Renê Terra Nova
“Herodes questionou a identidade de Jesus e foi comido por bichos. João Batista questionou a identidade de seu líder Jesus e por isso perdeu a cabeça. Todo aquele que duvida da identidade do líder perde a legitimidade e o legado da liderança de Jesus”, disse o Apóstolo.[...]
Então não questione o EU SOU na sua vida, não questione a identidade do seu líder, e não questione a sua identidade de nova criatura em Cristo”, finalizou o Ap. Renê Terra Nova.- Renê Terra Nova em seu blog.

Fonte: Nani e a Teologia

Pitaco da Meire:

Muito bom esse texto da Nani.
Tenho um certo receio em relação ao Valdemiro Santiago e ao Renê  Terra Nova, eles me lembram um certo líder religioso lá dos Estados Unidos, sabe aquele do refresco em pó?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Gostei do blog.

Encontrei mais uma voz que clama no deserto.

Já estou seguindo, um grande abraço.

Evaldo Wolkers.