sexta-feira, abril 23, 2010

Entrevistando Deus

Entrevistando Deus

Certo dia um homem marcou uma entrevista com Deus. Ele pensava que Deus, muito atarefado, não teria tempo para coisas triviais. Mas ele se enganou.
Um dia ele recebeu um bilhete deu Deus. O Senhor disse que a entrevista seria feita numa Igreja Anglicana ali perto. Isso às 3h da tarde.
O homem desconfiou que aquilo poderia ser uma brincadeira de mal gosto. Mesmo assim, foi até a igreja Anglicana. Afinal, pensava ele, não iria perder nada. Talvez uma semana de gozação, mas nada mais que isso.
Chegou lá às 2h45min. Ficou esperando. A igreja estava deserta.
Espero mais um pouco. Um relógio grande, acima da porta principal, apontava a hora: 2h59min.
Por fim, deu 15h. Ele deu uma risada de deboche para si mesmo e pensou: como sou tolo, estou esperando Deus para uma entrevista. bah... nem ao menos tenho certeza que ele existe...
Mas antes de terminar o seu pensamento alguém chamou seu nome.
- Isaque?
- Oi - disse Isaque um pouco confuso.
- Como combinado. Estou aqui!
 
Isaque não conseguia dizer uma palavra se quer. Ele não acreditava no que estava vendo. Um homem magricelo e alto se aproximou dele. Estava com um ternó preto e uma gravata vermelha.
- Como sabe meu nome?
- Isaque meu filho, antes de você existir EU SOU!
Isaque entendeu na hora. Uma ponta de medo e alegria encheu o seu espirito. Ele ficou olhando o homem sentar-se no piano e tocar delicadamente.
- Você gosta de Guillaume Dufay?
- Não... - disse Isaque atônito - eu... eu... eu pensei que o Senhor só se agradasse da música sacra.
- Isso é uma confusão que alguns dos meus filhos costumam fazer.
Isaque não sabia o que dizer. Estava atônito demais para perguntas qualquer coisa. Deus estava na sua frente tocando a 9º Sifonia de Beethoven.
- Parece que agora você relaxou mais...
- Eu não gosto muito de música profana - disse Isaque rispidamente.
- É o seu gosto. Tem que ser respeitado. Mas e aí, essa entrevista sai hoje? - disse Deus dando uma risadinha.
 
Aquele Deus era tudo, menos o Deus que Isaque esperava. Ele parecia um tanto engraçado. Tocava e cantava como um menino de 6 anos que quer se amostrar para os pais. E era cheio de piadinhas. Não, definitivamente aquele não era o Deus que Isaque esperava. Seu Deus tinha que ser um Deus sério. Religioso. Culto.
Um turbilhão de pensamentos rodava sua cabeça. Deus estava lá, tocando e cantando Jubilosos. Ele estava sentado no primeiro banco.
 
- Venha aqui e sente-se perto de mim cabra.
- Onde? Não estou vendo outro banco.
- Ué... sente-se no chão rapá! Ta querendo muito luxo.
 
Isaque simplesmente não acreditava no que estava ouvindo. Definitivamente, aquele não era o Deus que ela ia adorar todo sábado numa Igreja Adventista perto de sua casa. Não, não podia ser... Se era Deus, porque ele marcaria uma reunião numa Igreja Anglicana oras? Não era a Igreja Adventista a remanescente que guarda o testemunho de Deus e tem a fé em Jesus? E não era o seu Deus um Deus sério. Sisudo. Reverente. Como... Como poderia falar com ele daquele jeito? E mais: manda-lo sentar no chão! Não, definitavamente aquele não era o Deus de Isaque.
 
- Essas perguntas saem hoje? - disse Deus
- Você não é Deus.
- Porque não?
- Você está muito...
- Muito o que Isaque? Engraçadinho? Gaiato? Chato?
Isaque ficou calado.
- Isaque, Isaque - disse Deus - Eu sou seu amigo. Aquele amigo que você queria ter mas não tem. Mas você me vê como um pai que te dá ordens e não quer nada pessoal.
Isaque continuou calado e triste.
- Então, eu queria um tempinho seu - disse Isaque tomando coragem.
- Temos simplesmente uma eternidade. Dá pra tu?

Isaque olhou para Deus e perguntou:
 
- O que mais O surpreende na humanidade?
- Que se aborreçam de ser crianças e queiram logo crescer e aí, desejem ser crianças outra vez - disse Deus rindo - Acho engraçado porque vocês desperdiçam a saúde para fazer dinheiro e aí perdem dinheiro para restaurar a saúde.
Isaque achou aquilo engraçado. Já tinha pensado sobre isso outras vezes. Deus continuou falando:
- Vocês pensam ansiosamente sobre o futuro e esquecem o presente. Dessa forma não vivem nem o presente, nem o futuro. Vocês vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.
Deus depois começou a tocar Yesterday, dos Beatles.
- O que foi Isaque?
- Nada, eu só...
- Bom, essa música combina com a pergunta, não achas?
Isaque não sabia o que dizer. Ficou ouvindo em silêncio.
- Eu toco bem?
Isaque olhou pra ele sério e depois deu uma risada.
- Va lá rapaz, mande a próxima.
- O que o Senhor gostaria que nos aprendessemos?
Deus começou a tocar Mais Perto Quero Estar. Olhou para Isaque, deu um sorriso e respondeu:

- Eu gostaria que vocês aprendessem que não podem fazer com que ninguém os ame. O que podem fazer é que se deixem amar. Vocês tem que aprender - continuou Deus - que o mais valioso não é o que têm na vida, mas quem têm vida. E que uma pessoa rica não é a que tem mais, mas a que precisa menos. E que dinheiro pode comprar tudo, exceto felicidade.

Deus parou de tocar e olhou para Isaque bem sério.

- Eu gostaria que vocês aprendessem que só é preciso alguns segundos para abrir profundas feridas nas pessoas amadas... e que é necessário muitos anos para curá-las. Vocês precisam aprender a perdoar, praticando o perdão.
Isaque pensava em cada palavra que Deus dizia. O Senhor pegou nas mãos de Isaque e continuou:
- Vocês, humanos, precisam aprender que há pessoas que os amam muito... mas que simplesmente não sabem como expressar ou demonstrar seus sentimentos. Eu gostaria que vocês aprendessem que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la totalmente diferente. E que um amigo verdadeiro é alguém que você sabe tudo sobre ele e gosta dele mesmo assim. Quero que aprendam que não é suficiente que vocês sejam perdoados, mas que se perdoem a si mesmos.

Todas aquelas palavras faziam sentido para Isaque. Muito sentido. Deus parecia ler o íntimo do seu coração. Deus sentou no chão, ao lado de Isaque e disse:

- E você Isaque? Sabemos que tem coisas que você precisa aprender. Você precisa aprender que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. Você tem que aprender que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Você precisa saber que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida...

- E por último - continuou Deus - quero que saiba que devemos deixar as pessoas que amamos com
palavras amorosas. Pode ser a última vez que as vejamos. E que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve...

Depois disso Deus sumiu.

Isaque acordou. Em casa, ele começou a refletir sobre tudo aquilo.

Nenhum comentário: