terça-feira, agosto 25, 2009

Repita comigo: nossa salvação está em Cristo




Do livro Fundamentos da Teologia Reformada, de Herminsten Maia (meu professor no mestrado) - grifo meu:
O teólogo deve interpretar as Escrituras sempre em submissão ao Espírito de Deus, sem cair em dogmatismo ingênuo nem em relativismo dogmático, que corre sempre atrás dos modismos científicos e filosóficos para adaptá-los à teologia. Trabalhar com teologia não significa dizer sempre coisas novas.

Não só os teólogos são repetitivos, mas toda a pessoa que verdadeiramente está em C
risto. Sempre estamos reafirmando que a salvação está somente em Cristo, que ninguém compra a salvação dando R$900 por aí ou participando de campanhas com nomes inusitados. Estas invenções são próprias justamente de quem não faz teologia e, pior, de quem não está em Cristo. São ardis de cretinos que se dizem entendidos na Palavra e que trazem "uma nova revelação" especial para você que assiste ao programa na televisão ou que comparece ao culto. Podemos concluir que onde sobra esperteza, há falta de :
  • humildade, como nos casos dos auto-títulos de apóstolos ou paipóstolos e com lideranças que se dizem pais dos fiéis. Isso sem contar os que acrescentam que seus fluidos corporais curam doenças;
  • compromisso pastoral, com líderes pedindo dinheiro para comprar jatinho, emissora ou horário na televisão. Você já ouvir dizer que algum deles visita os seus membros?;
  • racionalidade cristã, enfatizando o "poder sobrenatural" ou a "fé sobrenatural" e deixando a Bíblia fora dos púlpitos;
  • vergonha na cara, com profetadas, escândalos e processos na justiça. Como se não bastasse, essa raça de víboras ainda enfia as suas esposas e os seus filhos goela abaixo dos fiéis;
  • discipulado, com pessoas que dão tudo o que têm para trocar a verdadeira graça pela graça barata. Sinceramente às vezes me pergunto quem é mais esperto: o fiel ou o líder;
  • Cristo, que foi simplesmente deixado de lado por estas lideranças indignas e pelas suas ovelhas.
Os picaretas dizem que estão sendo perseguidos. Eu, porém vos digo, os verdadeiros perseguidos são os que têm zelo à Palavra, os que se submetem ao Espírito ao invés de inventar rituais e palavras de poder, os que repetem e repetem, sempre e quantas vezes forem necessárias, que a salvação está somente em Cristo.
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós (Mt 5, 11-12).
Não se deixe enganar: Cristo disse perseguidos POR MINHA CAUSA, e não por causa das ilegalidades fiscais e dos escândalos criados pela própria liderança. Para os que repetem que a salvação está em Cristo, infelizmente, há cada vez menos espaço na igreja visível. E por vezes até na internet... Contudo, nos consola saber que no Reino de Deus sobrará lugares para estes!

Fonte: Blog Nani e a Teologia

Nenhum comentário: