sábado, agosto 29, 2009

MIKE MURDOCK EXPOSTO! Parte II

PLANTE UMA SEMENTE PARA SUA NECESSIDADE

Foi dito das indulgências da igreja católica: “como a moeda que pula no fundo do cofre assim a alma salta do purgatório”. Igualmente--como a semente é gotejada no solo de Murdock a bênção da colheita saltará para a vida. Semeando esta moeda (que está nas centenas ou milhares) você paga por sua libertação da escravidão financeira. 
Sua revelação e ministério está baseado em você dar uma certa quantia (“uma semente de $58 dólares” até $2000) então você receberá qualquer bênção especial que Mike esta prometendo nesse dia em nome de Deus. Deus fará tudo para você. Do sair da dívida para o sucesso, da prisão para a libertação, você nomeia e tudo o que precisa fazer é lhe enviar a sua semente. Ele conta histórias das pessoas que não têm o dinheiro, mas se Deus lhes dá o dinheiro elas semearão. Assim é colocado dinheiro milagrosamente nas mãos deles em somente 24/48 horas pelos que não sabem que estão pondo nas mãos de Murdock. Ele reivindica, “o que eu faço acontecer para um homem de Deus acontece para mim” (Wisdom Keys, LeSea broadcast 12/4/2000). Tudo opera em favor dele. 
“Se você tivesse anelo por Deus para trazer toda semente inerte que você plantou essa nunca virá, estenda sua mão diante da tv e ore “no nome de Jesus eu chamo minha colheita onde eu preciso; diga - eu falo com o norte deixe o que pertence a mim, eu ordeno: sul deixe o que pertence a mim, eu ordeno o leste e o oeste, deixem o que pertence a mim. Fale exatamente isso onde você estiver” Murdock usa a Palavra de Deus fora do contexto e de fato põe um band-aid nesses que antigamente deram o dinheiro e falharam, prometendo sucesso pelas suas próprias palavras.   
Quando a fórmula falha, ele habilmente oferece o seu livro: “31 Reasons Why People Don't Receive Their Financial Harvest” (31 Razões Por que as Pessoas não Recebem a sua Colheita Financeira) como resposta.
O livro de Murdock de “31 Razões” realmente não responderá as suas perguntas e eu só preciso lhe dar uma razão: a Bíblia não ensina fé na semente, é algo não bíblico e qualquer pessoa que dá para ter retorno é pela sua própria presunção ou insensatez, tudo é pela GRAÇA de Deus SOMENTE. 
Ele zomba das pessoas que dizem que quando dão a Deus não esperam nada em troca, ele diz “você tolo, eu escrevi uma canção para você “como estúpido você é, como estúpido tu és.” Ele diz: “a Bíblia inteira está baseada na lei de você semear e esperar a colheita”. Verdade? Isto é no que Bíblia INTEIRA está baseada? Então por que Jesus ou Paulo que escreveram a maior parte do Novo Testamento não ensinaram isto? Eu pensei que a Bíblia inteira falasse sobre Jesus (Jo 5:39) e Deus que deseja regenerar homens pecadores para ter comunhão com eles. 
Ele tira certas Escrituras de seu contexto para formular um ensino sobre dar dinheiro. “Os próximos 90 dias são críticos.” Ele pede 120 pessoas para inicialmente semear uma semente de $20… “Você pode progredir logo a partir de $20.” (Lesea Broadcasting oct. 18, 2002) pode parecer como uma quantia pequena mas com milhares que dão esta quantia isto fica imenso. “Em 2000, $3.9 milhões verteram no seu ministério, entretanto, o lance de Murdock é tipicamente voltado para quantias pequenas. Envie $31 por mês ou $58. Doe $1000 para “quebrar a pobreza,” ele diz. Dê sacrificialmente. (Profit in the pulpit: Lucro no púlpito. Mar. 02, 2003 star telegram By Darren Barbee Star-Telegram Staff Writer).
Tipicamente, os mestres da prosperidade usam as Escrituras de modo oposto ao que Jesus interpretou. Jesus usou um exemplo físico como cultivar e semear para ilustrar uma lição espiritual; Jesus disse que a semente não é a palavra dinheiro. Eles usam a parábola para fazer o processo literal; a semente é o dinheiro que você dá para ser plantado no ministério deles (a terra). Jesus disse que a terra é seu coração, eles dizem que é o ministério deles que mostra onde o coração deles está. 
Eu não estou dizendo que ministérios não precisam de suporte financeiro, mas torcer a Palavra de Deus a fim de significar uma coisa que ela não ensina para conseguir este suporte prometendo centenas de bênçãos dobradas é revoltante. Um ministério deveria ser válido, enquanto focalizado em Cristo, não em dinheiro. Nossa motivação também é importante; nós não deveríamos dar com o propósito de receber, e nem deveríamos dar para adquirir algo. 
Os 90 dias falados por esses que proclamam prosperidade é que se deve pegar uma semente que terá 90 dias para germinar. Eles prometem que em 90 dias você terá sua colheita se você fizer o que eles pedem para com a sua semente (dinheiro). Mas só porque uma semente germina em 90 dias, não significa que sua FÉ na SEMENTE será uma colheita em 90 dias. Se alguém fosse à Bíblia não acharia nenhum ensino sobre isso, absolutamente. Ainda que Murdock use o conceito de planejar a estação, declarando “eu nunca desejaria plantar minha semente no tempo errado. Eu plantei muitas sementes de $8500 de abril a maio… mas você não esperará até junho” (Wisdom Keys, Julho de 2002). 
Ele aconselha as pessoas que por causa da suas sementes seus maridos serão salvos em 90 dias, esperando que ele seja salvo. “Eu chamo o companheiro que Deus tem para sua vida” (Wisdom Keys, 2000). “Deus disse que não é bom que o homem esteja só… mas esta é a primeira vez que o eterno Espírito Santo me fez sentir isto ontem à noite e eu senti isto esta manhã, eu pensei, Senhor isto é bíblico, e então ele me fez lembrar de todas as pessoas.” Ele menciona os nomes dos que plantaram uma semente e adquiriram um companheiro desde então. Mas não respondeu o porquê disso ser BÍBLICO. Com a quantia certa de dinheiro para o ministério dele no momento certo você pode adquirir QUALQUER COISA que você quizer. 
Aqui é como Murdock usa o conceito de semente. “Eu lhe mostro passo a passo como envolver sua fé ao redor de sua semente, como focalizar isto, como chamar uma colheita desejada.” O ensino de Murdock sobre a palavra da fé e prosperidade fica bem claro quando ele sugere, “o que você não pode comprar com mil, você pode semear com mil” (LeSea 25 de setembro de  2001). 
Murdock prega doutrina adulterada de fé na semente e tem histórias que encheriam bibliotecas de atestados dos milagres que fluem da unção dele.
Olhemos para o que a Bíblia diz de fato. Quando Jesus falou “a parábola da semente” ele deu quatro exemplos de terra. Três dos quatro tipos de terras com o tempo perderam a vida da semente. Era a mesma semente em todas as terras. Só uma semente germinou até se tornar uma planta robusta e frutífera. Por quê? Todos tiveram a mesma semente aplicada, assim o que fez esta terra diferente para esta planta crescer e frutificar? Nós sabemos que a terra representa o coração de uma pessoa e a semente era a Palavra eterna de Deus que foi ouvida. Frutificou por causa da compreensão da Palavra de Deus. É sobre pessoas que se aplica a Palavra para se ter o fruto. 
Os mestres da prosperidade mudam esta palavra para significar dinheiro; eles mostram que não entendem o que o Jesus quis dizer. 
Mc 4:13-15: “E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.”
A semente é a Palavra e deste modo Jesus explicou como as pessoas precisam de ouvidos para ouvir, assim eles podem entender os significados espirituais da Palavra e ser frutíferos. No verso 37 que ele explica mais adiante, o semeador da boa semente é o filho de homem que é o próprio Jesus ou os que pregam a mesma mensagem dEle. Se você entender a palavra de Jesus, você pode provar isto rejeitando os mestres de prosperidade e suas falsas interpretações. 
Ele declara, “eu posso semear meu desejo sem dificuldade, Deus proverá.” Contudo ele também se contradiz, “qualquer tolo sabe que isso não pode pagar o desejo dele para com Deus.” (Lesea broadcasting Nov.21, 1999). Mas quê? Se a pessoa ouve suas mensagens de promessas durante anos eles certamente irão encontrar contradições e discrepâncias claras com a Palavra de Deus. Ele pode dizer a mesma declaração de vários modos diferentes. “O que você faz acontecer para os outros, Deus fará acontecer para você” (Wisdom Key 101).
É igual a um karma cristão. Ele até mesmo diz “de acordo com Efésios 6:8 o que você faz para outros, Deus fará acontecer para mim e você.” “Isso é a palavra dele, é a promessa dele.” Então ele inverte isto “o que eu faço acontecer para um homem de Deus acontece a mim” (Wisdom Keys Lesea broadcasting 12/4/2000). Suponho que isso seja uma mistura de situação de ganho com a prosperidade de Murdock. 
Murdock declara, “qualquer tolo sabe que eles não podem comprar um milagre”, mas isso é exatamente o que ele ensina de forma sutil e às vezes descarada. Ele vende milagres falando para as pessoas que se elas semeiam a suas sementes tudo mudará na suas vidas. Eles colherão a colheita. Para os que estão no fundo do poço, desesperados, procurando esperança, esta mensagem parece vir no tempo certo. “Se você deixar ir o que está na sua mão, Deus deixará ir o que está na mão dele.” Assim, se você dá o dinheiro, Deus pode lhe dar a bênção que você precisa. 
“Suas estações são a sua vida e nunca mudarão até que você use sua fé, se você mantém o que você adquiriu isso será sempre a sua colheita. Sua colheita é qualquer coisa que você mantém, sua semente é qualquer coisa que você semeia.”
Então você já tem sua colheita, mas ele está tocando em seu coração de modo a não ficar satisfeito com o que você já tem de modo a querer mais. “Se o que você tem em sua mão não for bastante para ser sua colheita, faça disto sua semente” (Wisdom key 16). Nunca é bastante para os envolvidos na fé de dar a semente, sempre há mais desejo. Esta não é a fé bíblica - semeando para adquirir mais, mas de fato uma falta de fé, fazendo as pessoas desejar cada vez mais e serem descontentes com o que já têm. 
Murdock igualmente oferece atualizações em sua semente - em um programa ele disse que “há alguém que me chamou nas últimas 24 horas... o Espírito Santo está dizendo que atualize sua semente.” “O Espírito Santo está dizendo que você volte ao telefone… O Espírito Santo está dizendo agora mesmo que atualize sua semente. Quando você muda sua semente você muda sua colheita.” Mas se você não fizer isso depressa você perderá a oportunidade. Como uma venda em um mercado as pessoas são incitadas pelo anúncio de Murdock que devem fazer isso depressa ou perderão a oportunidade para uma colheita de milagres. Agora há a atualização para semear a fé, mas não livremente. Novamente eu pergunto se tal promessa está na Bíblia? Ele fala então para as pessoas “os mil dólares que você tem não lhe fariam livre das dívidas, se você ainda mantivesse o mil que você tem para tudo o que você deve.” Não se você está mantendo isso para pagar integralmente uma dívida; mas a verdade é que se você dá para Murdock os mil dólares você fica muito mais em dívida do que quando você começou. É algo para pensar seriamente. 
Murdock diz “dinheiro é meramente uma recompensa para resolver problemas” (Wisdom key 70). A Bíblia não reduz isto a tal significado simplista. De fato, dinheiro muitas vezes chega ao ponto de testar o juízo especialmente quando alguém estiver desesperado. 
Murdock na verdade diz que Eclesiastes 10:19 tem a resposta: “e por tudo o dinheiro responde”.
Se a pessoa lê essa passagem cuidadosamente encontra no contexto “Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde.” Sim, dinheiro é a resposta para tudo, para esses que são mundanos e carnais. Salomão que escreveu isto estava sendo jocoso, ele não estava dando isto como sabedoria para a vida, mas como não viver por isso. Como podemos saber isto? Porque o mesmo escritor também disse em Eclesiastes 5:10-11Quem
amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?” Como também diz em Provérbios 28:22 que Salomão reuniu: “O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele.” Como a igreja de Laodicéia, eles são cegos ao que eles realmente precisam espiritualmente por causa das riquezas. Não acredita em mim? Vá ver o que Jesus disse em Apocalipse. Podemos ter riqueza e ainda não ser abençoados por Deus. Mas isto não se encaixa com a mensagem de prosperidade de Murdock ou outros no campo da prosperidade. Tornam-se infelizes esses que continuaram dando dinheiro a ele a fim de adquirir as bênçãos. 
Na realidade, em nenhuma vez em torno de cem passagens que falem em riquezas e prosperidade citadas por Jesus ou os apóstolos é dito por eles que riquezas são algo para se esforçar para ter ou uma promessa para o crente, ao invés, a maioria dos ensinos sobre o dinheiro é uma advertência para esses que já têm ou uma advertência para esses que buscam isto como Lucas 6:24 “Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação.” Se isso é a recompensa que você busca você terá isto mas Jesus disse para acumular seus tesouros no céu. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Deixa de ser legalista e começa a dar o teu dízimo corretamente e a dar ofertas decentes como manda a Palavra e não aqueles reaizinhos que mais parecem esmolas, que vc dar qdo vai à igreja.

MInha vida financeira mudou completamente desde q aprendi a ofertar com o Mike Murdock. Sim, com ele mesmo. Minha igreja nunca ensinou sobre ofertas pq gente como vc iria dizer q ela só fala em dinheiro.

Deus quer abençoar seu povo, mas o "seu povo" não quer aprender sobre finanças.

Se dinheiro não fosse importante pra nós, nós não passaríamos 8h por dias trabalhando pra ganhá-lo.

Estou falando do q deu certo pra mim por aprender o q é ofertar e o verdadeiro sentido de dizimar.

Anônimo disse...

Ah, outra coisa, que tal vc escrever sobre coisas q edificam, ao invés de escrever CONTRA aqueles que estão fazendo o q vc não tem coragem de fazer: EVANGELIZAR.

que tal deixar de ser um "inimigo da cruz de Cristo", como disse nosso bom e velho apóstolo Paulo?

Meire disse...

Esse blog é para discutir idéias, caso o irmão tenha argumentos bíblicos aceitarei de bom grado ler.
No mais, outra postagem para seu deleite: http://pensareorar.blogspot.com/2010/03/cansei-de-ouvir-pregadores-da.html