sexta-feira, maio 28, 2010

Grandes expectativas

Grandes expectativas

Twilight-sunset-bella-edward-wp
Em A cruz e o Crepúsculo muito é discutido sobre os papéis sociais de homens e mulheres em nossa sociedade 

Edward é um ideal inatingível. Se esperarmos que um namorado ou marido se pareça com Edward, estaremos exigindo mais desses homens que qualquer um deles pode ou consegue dar. Exigir que alguém seja um Edward é algo realmente cruel.
Nenhum homem real é uma perfeita estátua de mármore. Mais que isso, nenhum homem deve ser. Parte da graça de se amar alguém consiste em amar mesmo as falhas. Uma estátua perfeita de mármore não tem a capacidade de compartilhar o choro, de dividir um fraco por batatas fritas, nem de permitir que você perceba que ela está perturbada ou com medo. É inquietante a ideia de que Edward tenha de suportar toda a responsabilidade pelo autocontrole do relacionamento.
Quando li a saga Crepúsculo, desejei que Bella tivesse alguma participação em tal responsabilidade. Ao refletir sobre o que significa ser homem e mulher, é difícil evitar os vários estereótipos associados aos gêneros. Por exemplo, tendemos a acreditar que as mulheres são mais emocionais e que os homens são mais agressivos. Há diferentes propagandas voltadas para garotas e para rapazes. É possível andar por entre as prateleiras de uma loja de brinquedos e apontar quais seções se destinam aos meninos e quais são voltadas para meninas. As seções voltadas para o público feminino são repletas de rosa-choque, vestidos de princesas e brinquedos para brincar de casinha. As prateleiras dos meninos trazem uma variedade de veículos e de bonecos criados para batalhas. Apesar de as “prateleiras” voltadas para adolescentes e adultos não serem tão óbvias, tudo é cuidadosamente planejado visando à diferenciação dos gêneros.
Como cristãos, deduzimos da Palavra de Deus que temos de suspeitar das maneiras com que tendemos a enxergar as coisas. Apenas Deus nos mostra como Deus pretende que as coisas sejam, e nossa capacidade de ver de forma clara é prejudicada pelo pecado.
Regras e ideais sobre os papéis sociais de gênero já causaram muitos problemas neste mundo. Por exemplo, o ideal de magreza para as mulheres está diretamente ligado à anorexia e à bulimia, bem como aos sentimentos depreciativos de muitas garotas e mulheres que se comparam a modelos de passarela. Ideais sobre corpos masculinos musculosos se tornam cada vez mais tirânicos. Os mitos ligados ao poder masculino e à fraqueza feminina se relacionam à violência contra as mulheres e às escolhas que elas fazem por encarnar a fragilidade, passando a se esconder e deixando que os homens assumam o controle. Esses são apenas alguns exemplos de como os estereótipos atingem as pessoas e interferem nas habilidades de homens e mulheres de servir a Deus com toda a potencialidade. Quando um homem ou uma mulher não se encaixa naquilo que os outros esperam, então a pessoa muitas vezes acaba ridicularizada ou isolada da sociedade.
Uma vez que somos cristãos e procuramos enxergar a verdade de Deus e pedir a ele que cure o modo como buscamos enxergar e compreender, temos de olhar sob a perspectiva de Deus sobre o que consiste ser homem ou mulher. Não podemos simplesmente aceitar os estereótipos e presumir que eles representem o que Deus pretende para nossa vida.
 

Nenhum comentário: