sexta-feira, maio 14, 2010

Uma nova leitura dos velhos mandamentos

livro_thumb

Uma nova leitura dos velhos mandamentos


Crendo ou não na inspiração divina das Escrituras, a maioria de nós aprendeu a ter a mesma impressão negativa e rígida sobre os Dez Mandamentos. Independentemente se seguimos ou não esses mandamentos, nós somos levados pensar ou de fato pensamos que a finalidade daquelas ordens é simplesmente a pura satisfação de Deus.  

Não conseguimos enxergar naquelas palavras um conjunto de sugestões e dicas que tornam a nossa vida melhor, e não a de Deus. Mas é exatamente essa a idéia principal do livro “Os dez mandamentos para uma vida melhor” (Thomas Nelson Brasil, Willian Douglas, 184 páginas). Mudar essa visão extremamente negativa dos mandamentos e refletir sobre os aspectos positivos deles é a proposta apresentada e desenvolvida ao longo do livro.
 Porém é inegável que aquele monte de “nãos” dificultam bastante essa tarefa. Fica difícil ter uma percepção positiva natural daquele monte de proibições. É necessário aprender a enxergar a essência positiva inerente a elas. Somente assim é possível deixar de ver essas regras como palavras que apenas nos limitam e passar a vê-las como palavras que ampliam nossa possibilidade de viver melhor. Ao longo da leitura, após mostrar a importância de compreender corretamente o propósito dos mandamentos de modo geral, o autor destaca por meio de exemplos, como quebramos os princípios dos mandamentos em diversas situações da nossa vida, e sugere também algumas atitudes e ações simples que podemos adotar para que o benefício de cada mandamento possa ser obtido por nós. Ele defende que os benefícios de seguir os princípios contidos nos mandamentos são proveitosos até mesmo para as pessoas que não são religiosas e tenta mostrar isso por meio de vários exemplos.

De forma simples e sem pretensão esse livro ressalta que a sabedoria contida nos Dez Mandamentos é de extrema validade para uma sociedade secularizada e relativista como a nossa, porque nele é salientado o caráter universal que eles possuem. Basta ponderar sobre as dificuldades e problemas pessoais e sociais que vivemos ainda hoje, apesar de todos os avanços dos mais variados campos da ciência, para ficarmos mais cientes da importância dessas orientações bíblicas. Evidentemente que nos dias de hoje cogitar a aplicabilidade de textos bíblicos para a vida pessoal das pessoas parece algo pouco prático, além de ser um discurso atrasado para os que são avessos à religião. Mas apenas o preconceito de cada um é o principal obstáculo para que não se veja no mínimo a razoabilidade deles. Por isso não importa a diversidade de opiniões que temos sobre as orientações dos mandamentos. Todos nós temos a oportunidade de lançar um olhar mais cuidadoso e amplo sobre esse conjunto de orientações que resiste ao tempo.
por van26

Nenhum comentário: