sábado, agosto 08, 2009

O povo da caverna

O povo da caverna


max_lucado.jpgpor Max Lucado

Há muito tempo atrás, ou talvez não muito tempo assim, havia uma tribo numa caverna fria e escura. Os habitantes da caverna apertavam-se e gritavam contra o frio. Eles lamentavam-se em voz alta e demoradamente. Era só isso que faziam. Era tudo o que sabiam fazer. Os sons na caverna eram tristes, mas as pessoas não sabiam disso, porque nunca tinham conhecido a vida.

Mas, então, um dia eles ouviram uma voz diferente. "Eu ouvi o vosso choro" disse ela. "Eu senti o vosso frio e vi as vossas trevas. Eu vim para vos ajudar".

Os habitantes da caverna permaneceram em silêncio. Eles nunca tinham ouvida esta voz. A esperança soava estranha aos seus ouvidos. "Como é que vamos saber que nos vieste ajudar?"

"Confiem em mim", ele respondeu. "Eu tenho o que vocês precisam".

O povo da caverna examinou no escuro a figura do estranho. Ele estava a empilhar alguma coisa, depois curvava-se e empilhava mais.

"O que estás a fazer?", alguém gritou, nervoso.

O estranho não respondeu.

"O que estás a fazer?", gritou alguém em voz ainda mais alta.

Nenhuma resposta ainda.

"Diz-nos", exigiu um terceiro.

O visitante ficou em pé e falou em direcção às vozes: "Eu tenho o que vocês precisam". Com isso ele virou-se para a pilha a seus pés e acendeu-a. A madeira pegou fogo, chamas levantaram-se e a luz encheu a caverna.

O povo da caverna afastou-se com medo. "Põe isso daqui para fora", gritaram.

"Dói olhar para isso".

"A luz dói sempre, antes de ajudar", respondeu ele. "Cheguem-se mais perto. Verão que a dor desaparecerá depressa".

"Eu não", declarou uma voz.

"Nem eu", concordou uma segunda.

"Só um tolo iria arriscar-se a expor os olhos a uma luz assim".

O estranho chegou perto do fogo. "Vocês prefeririam a escuridão? Prefeririam o frio? Não consultem os vossos temores. Dêem um passo de fé.

Por um bom tempo ninguém falou. As pessoas pairavam em grupos cobrindo os olhos. O fazedor de fogo ficou de pé próximo do fogo. "Está quente aqui", convidou.

"Ele está certo", alguém atrás dele anunciou. "Está mais quente". O estranho virou-se e viu um vulto feminino a caminhar em direcção ao fogo. "Eu agora consigo abrir os meus olhos ", proclamou ela. "Eu consigo ver".

"Chega-te mais perto", convidou o fazedor de fogo.

Ela chegou-se. Ela caminhou para o anel de luz. "Está tão quente!" Ela estendeu as mãos e suspirou quando o frio começou a passar.

"Venham, todos! Sintam o calor", convidou ela.

"Quieta, mulher", gritou um dos habitantes da caverna. "Vais ousar arrastar-nos para a tua tolice? Deixa-nos e leva a tua luz contigo".

Ela virou-se para o estranho. "Porque é que eles não vêm?"

"Eles escolhem o frio, porque embora seja frio, é o que eles conhecem. Eles preferem ficar com frio do que mudar."

"E viver no escuro?"

"E viver no escuro."

A mulher quente ficou agora em silêncio. Olhando primeiro para o escuro e depois para o homem.

"Vais sair do fogo?", perguntou.

Ela fez uma pausa e depois respondeu: "Eu não posso. Eu não consigo suportar o frio." Depois ela falou novamente: "Mas também não posso suportar pensar no meu povo no escuro.

"Não tens que fazer isso", respondeu ele, alcançando o fogo e tirando um graveto. "Leva isto para o teu povo. Diz-lhes que a luz está aqui e que a luz é quente. Diz-lhes que a luz é para todos os que quiserem."

E assim ela pegou na pequena chama e caminhou para dentro das sombras.

Nenhum comentário: