segunda-feira, janeiro 25, 2010

Caras Pintadas: Adoradores Ou Turistas da Fé?

por: Meire

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem", (João 4: 23). 


Verdadeiros Adoradores
Jo 4.26 

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem", (João 4: 23). 
Muitos de nós conhecemos esse versículo de “cor e salteado” e alguns seriam capazes de recitá-lo de traz para frente sem a menor dificuldade, no entanto, infelizmente são poucos os que conseguem entender a grande mensagem que esse versículo traz para todos aqueles que o lêem. 

Baseando-se no conselho que o apóstolo Pedro nos dá em sua segunda carta no capítulo 3 e versículo 18  (“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.  II Pe3.18) eu lhe convido a crescer em conhecimento analisando a sintaxe desse texto e principalmente das palavras nele empregada. 

1- ADORAR: Muitas pessoas pensam que adorar é orar e cantar louvores. Na verdade isso é apenas cultuar; adorar é muito mais profundo do que isso. Façamos um paralelo com a palavra amar, que enquanto amar significa se relacionar com plena igualdade, seja na dor, na alegria etc; adorar significa se submeter e servir, seja na dor, na alegria etc. (quem ama, divide, compartilha; quem adora, se prostra, se submete aos ensinamentos e ordenanças com total confiança).

2- ESPÍRITO: A palavra espírito está relacionada aos entendimentos e vontades, à parte do ser humano que não tem aparência física, mas controla todo o corpo, semelhantemente ao "software" nos computadores e robôs. Referir-se ao espírito é referir-se a parte não-aparente, porém, a mais importante.

3- VERDADEIRO: A palavra verdadeiro significa sem falsidade, sem hipocrisia; de coração puro e sincero.
Então, a afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito..."; em palavras mais simples poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai com o interior do entendimento, isto é, por vontade própria e sem produzir aparências inúteis tais como discursos demagogos, lindas canções sem total devoção e realizar qualquer trabalho esperando ser visto pelos homens, etc.
Já a segunda afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai... em verdade"; poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai... sem falsidade, sem hipocrisia e de coração puro e sincero, isto é, por entendimento e convicção e não por obrigatoriedade desta ou daquela ou simplesmente por costume (“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. Sl 51.10).
Portanto, não é pelo que aparentamos nem pela obediência cega que faremos a vontade do Pai. O verdadeiro adorador segue a orientação de Deus buscando uma conduta pura e irrepreensível diante de Deus. O extremismo, tanto no que diz respeito ao tradicionalismo religioso, quanto no que diz respeito ao fanatismo e até mesmo alucinações espiritualistas, não representa a vontade de Deus de maneira nenhuma.
Sendo assim, se não é pela parte aparente que Deus nos avalia, então de que maneira poderemos identificar as pessoas que fazem realmente a vontade do Pai?
Na verdade, analisando apenas as aparências fica muito difícil de identificá-las; o verdadeiro cristão não se preocupa em produzir aparências. Observe a orientação de Jesus Cristo descrita em Mt. 5.3-7: "... quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;...". Portanto, não temos a capacidade e a legitimidade de julgar e condenar esta ou aquela pessoa por não possuir a "aparência cristã" que nós esperávamos. Precisamos meditar sobre isso antes de intentarmos julgar quem é ou não um verdadeiro adorador, seja ao nosso redor, seja na nossa cidade, na nossa nação ou nas nações estrangeiras. Não podemos esquecer que é pelo fruto que se conhece uma árvore, e não pela sua aparência.
“Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”  Mt12,33
Pb. Ronaldo Miguel
Coord UNIJADI


Após esclarecido o que significa Adorar, podemos observar através desse vídeo o que não é adorar, mas sim fazer a vontade do homem.
Jesus foi indagado pela mulher samaritana sobre qual o verdadeiro lugar para adorar a Deus, e sua resposta não foi: Fazendo caminhadas proféticas em Jerusalém;
Tampouco: Celebrando Festa dos Tabernáculos em Jerusalém.
Viajar para Jerusalémm pintar o rosto e proferir palavras "proféticas", não requer esforço, mas adorar a Deus, significa mudança de vida, de mentalidade. 


Nenhum comentário: