segunda-feira, janeiro 11, 2010

"Mas nós não estamos aqui para buscar o conforto..."





Foto: Revista Época Ed René Kivitz, pastor.
A voz do santista preenche o auditório improvisado para 2 mil pessoas, montado numa enorme tenda de circo na Barra Funda. Kivitz está falando sobre a campanha solidária que a Igreja Batista de Água Branca, que lidera há duas décadas, empreende todo Natal. Talvez, ele conjectura, fosse mais lógico aplicar o dinheiro arrecadado para acomodar melhor aquelas pessoas. “Seria mais confortável”, ele admite ao microfone. “Mas nós não estamos aqui para buscar o conforto. Quando uma igreja inverte sua prioridade, ela começa a se perder, e a se perder em sua missão de servir.”
A abordagem de Kivitz, 45 anos, vai na contramão da assertividade e da ostentação que marcaram as duas últimas décadas de movimento evangélico brasileiro. “Eu falo como líder religioso em uma cidade como São Paulo, para um auditório formado quase totalmente por gente com nível universitário. Essas pessoas não querem dogmas, elas querem honestidade. As dúvidas delas são minhas dúvidas. E, juntos, podemos encontrar algumas respostas satisfatórias.”
O grande marco disso que ele chama de “desafio existencial” em 2009 foi um exaustivo estudo do livro Atos dos apóstolos, sobre as origens da igreja cristã. Em 2010, esse mesmo estudo (baixado semanalmente por mais de 6 mil pessoas no ibab ) vai virar livro, o sétimo de Kivitz.
“Foi um período muito rico de confrontação entre a essência da espiritualidade cristã e o cardápio religioso que está posto diante de nós numa cidade como São Paulo.”
Ricardo Alexandre

Fonte: Revista Época 

Via: Fábio Pereira


 

Nenhum comentário: