Tenho que nomeclaturar? Sim! Pós não sou pós-moderno. Não concordo com a abordagem positivista de uma espiritualidade neutra. Vemos Cristo, a partir de percepções, de tradições, do que foi dito. Não há revelação sem uma tradição. Qualquer pretensão de compreender Cristo fora de uma tradição já é nomeclaturado: Emergente.
Discordo de você. Com respeito. Mas, discordo. Não existe simplicidade no evangelho. Não existe isto escrito em lugar nenhum das Escrituras. O Evangelho é sofisticado e tão sofisticado, que foram necessários mais de 3000 anos de produção profética para Jesus subir ao madeiro. É tão sofisticado que os sábios deste século não dão conta de compreendê-lo, pois opera-se em outra linguagem, em outra racionalidade. Outro elemento importante, tudo que fazemos, fazemos amparados em uma tradição, sua leitura da Bíblia é sobre ombros de outros intérpretes. Até seu argumento de "simplificação" do evangelho, não é de sua autoria, é do recente neo-pentecostalismo que priva os cristãos de qualquer "pensamento", de qualquer criatividade. O evangelho não é simples, ele é estruturado em uma complexa malha de revelações e teologia.
Concordo com vc na afirmação de que minha leitura da Bíblia é sobre ombros de outros intérpretes. Qualquer pessoa que afirme ter algo completamente novo pode ser, no mínimo prsunçoso.
Contudo, minha afirmação acerca da simplicidade do Evangelho inspira-se na declarações de Paulo em II Co. 11:3 e 1:12
"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo".
"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco"
Obrigado por sua sinceridade. Vamos lá. O primeiro texto citado com você, o termo "simplicidade" e "pureza" se referem à pureza e simplicidade "devidas" a Cristo e não ao evangelho. Jesus era puro e simples, e os santos também devem ser. O problema é que usamos o termo "simplicidade" no sentido de que o evangelho é algo "sem sofisticação", "sem profundidade", e não é bem assim. O evangelho dá trabalho para ser compreendido. A graça é de graça para nós, mas não foi de graça para Cristo. Há uma complexidade! Jesus mesmo disse que nem todos compreendem, alguns consideram loucura. Por isso, é importante nos conectarmos com uma tradição coerente, para não reinventarmos a roda. Você, como eu, deve crer que o Espírito Santo opera na Igreja durante a história. E opera por meio de homens. Sempre houveram bons homens que disseram coisas pelo Espírito Santo e outros por suas próprias pretensões. Nossa missão, é à luz das Escrituras, dialogar tradição com revelação, e extrair do que já foi produzido o verdadeiro sentido do evangelho. Que não é fácil! Mas, caminhamos até a unidade da fé. Dar nome à fonte de tradição que nos "localiza" teologicamente, é uma questão de honestidade. De dar honra a quem tem honra. Você não acha? O que me preocupa é que a justificativa de um "evangelho simples" tem produzido crentes superficiais e fracos na espiritualidade. E que não sabem dar a "razão" de sua fé. Você concorda?
5 comentários:
Tenho que nomeclaturar? Sim! Pós não sou pós-moderno. Não concordo com a abordagem positivista de uma espiritualidade neutra. Vemos Cristo, a partir de percepções, de tradições, do que foi dito. Não há revelação sem uma tradição. Qualquer pretensão de compreender Cristo fora de uma tradição já é nomeclaturado: Emergente.
Essa é uma triste realidade. Somos especialistas em criar nomenclatura, mas tão inexperientes quanto se trata de unidade da Igreja e simplicidade.
Gostei da imagem, e pretendo postar em meu blog, com os devidos créditos.
Um abraço.
Anderson,
Discordo de você. Com respeito. Mas, discordo. Não existe simplicidade no evangelho. Não existe isto escrito em lugar nenhum das Escrituras. O Evangelho é sofisticado e tão sofisticado, que foram necessários mais de 3000 anos de produção profética para Jesus subir ao madeiro. É tão sofisticado que os sábios deste século não dão conta de compreendê-lo, pois opera-se em outra linguagem, em outra racionalidade. Outro elemento importante, tudo que fazemos, fazemos amparados em uma tradição, sua leitura da Bíblia é sobre ombros de outros intérpretes. Até seu argumento de "simplificação" do evangelho, não é de sua autoria, é do recente neo-pentecostalismo que priva os cristãos de qualquer "pensamento", de qualquer criatividade. O evangelho não é simples, ele é estruturado em uma complexa malha de revelações e teologia.
Caro Igor,
Concordo com vc na afirmação de que minha leitura da Bíblia é sobre ombros de outros intérpretes. Qualquer pessoa que afirme ter algo completamente novo pode ser, no mínimo prsunçoso.
Contudo, minha afirmação acerca da simplicidade do Evangelho inspira-se na declarações de Paulo em II Co. 11:3 e 1:12
"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo".
"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco"
Um abraço.
Anderson,
Obrigado por sua sinceridade. Vamos lá. O primeiro texto citado com você, o termo "simplicidade" e "pureza" se referem à pureza e simplicidade "devidas" a Cristo e não ao evangelho. Jesus era puro e simples, e os santos também devem ser. O problema é que usamos o termo "simplicidade" no sentido de que o evangelho é algo "sem sofisticação", "sem profundidade", e não é bem assim. O evangelho dá trabalho para ser compreendido. A graça é de graça para nós, mas não foi de graça para Cristo. Há uma complexidade! Jesus mesmo disse que nem todos compreendem, alguns consideram loucura. Por isso, é importante nos conectarmos com uma tradição coerente, para não reinventarmos a roda. Você, como eu, deve crer que o Espírito Santo opera na Igreja durante a história. E opera por meio de homens. Sempre houveram bons homens que disseram coisas pelo Espírito Santo e outros por suas próprias pretensões. Nossa missão, é à luz das Escrituras, dialogar tradição com revelação, e extrair do que já foi produzido o verdadeiro sentido do evangelho. Que não é fácil! Mas, caminhamos até a unidade da fé. Dar nome à fonte de tradição que nos "localiza" teologicamente, é uma questão de honestidade. De dar honra a quem tem honra. Você não acha? O que me preocupa é que a justificativa de um "evangelho simples" tem produzido crentes superficiais e fracos na espiritualidade. E que não sabem dar a "razão" de sua fé. Você concorda?
Vamos pensando...
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