terça-feira, agosto 11, 2009

Você é uma catedral ou uma capela?

Você é uma catedral ou uma capela?

Uma mulher, já bem idosa, estava sendo guiada por uma grande catedral da Europa. O guia falava de sua beleza arquitetônica e chamava a atenção para suas estátuas e pinturas. A mulher não se mostrava impressionada. Na conclusão da visita, ela perguntou ao guia: “Quantas almas foram salvas aqui, este ano? Quantas pessoas aproximaram-se de Deus dentro deste lugar?” “Minha querida senhora “, disse o guia desconcertado, “isto é uma catedral, não um capela.”

Este tem sido o nosso grande problema. Existem muitas catedrais e poucas capelas onde o calor do Espírito de Deus é sentido e onde vidas são edificadas e conduzidas a um relacionamento íntimo com o Senhor. Estamos, muitas vezes, mais preocupados em mostrar suntuosidade, prosperidade, beleza exterior, do que uma vida espiritual sólida e dependente de Deus.

O que é mais importante, um templo bonito, com poltronas acolchoadas, grossos tapetes sob nossos pés, ar refrigerado central, ou um lugar onde a benção do Senhor é sentida por todos, onde os corações se enchem da presença do Senhor e onde Deus opera maravilhas? Se pudermos ter todo este conforto sem deixar de lado a íntima comunhão com Deus, ótimo. Mas, em geral, o que vemos, é muito do homem e pouco do Senhor.

O templo não é um clube social onde vamos no final de semana para uma diversão ou lazer. É apenas um lugar de reunião. O que precisa ser bonito é a igreja ali reunida. E nós somos a igreja! Nós devemos estar vestidos impecavelmente. E as vestes mais bonitas que podemos ter são feitas de amor, de fé, de mansidão, de domínio próprio, de submissão e obediência à vontade de Deus. Estas vestes precisam estar limpas e brilhantes.

Você é uma catedral ou uma capela?

Pr. Paulo Roberto Barbosa


Nenhum comentário: