domingo, agosto 23, 2009

O Evangelho de Marcos Feliciano e a venda moderna de indulgências



Por: Pr
. Renato Vargens
O pastor Marcos Feliciano lançou em seu site a campanha “O milagre vai acontecer.” Nele, o famoso pregador traz orientações práticas de como o milagre poderá acontecer, sendo que uma delas seria sacrificar o valor simbólico de R$ 7,00 (sete reais), que deverá será enviado através de depósito ou boleto bancário ou transferência eletrônica, para uma de suas contas bancárias.



Pois é, infelizmente a cada dia somos surpreendidos com novos fatos que nos levam a mais profunda perplexidade. As praticas litúrgicas por parte da igreja evangélica brasileira fazem-nos por um momento pensar que regressamos aos tenebrosos dias da idade média. Nessa perspectiva, as bênçãos de Deus não são frutos de sua maravilhosa graça, mais sim, conseqüências diretas de uma relação baseada na troca ou no toma-lá-dá-cá ou da comercialização das bênçãos de Deus.

Por favor, responda sinceramente: Qual a diferença da oferta extorquida do povo sofrido nos dias atuais pra venda das indulgências da idade média? Qual a diferença dos utensílios vendidos no século XVI, para os que comercializados em nossos templos nos dias de hoje? Ora, vamos combinar uma coisa? Atrelar o milagre de Deus a uma oferta de R$ 7,00 no mínimo fere os princípios da moral e da decência.

Sem a menor dúvida afirmo que o evangelho pregado pelos inquisidores do século XXI contrapõe-se em gênero, número e grau ao evangelho da salvação eterna. Acredito piamente que diante de tantas aberrações pregadas em nossos dias, o lema “Eclésia reformata, semper reformanda”, deveria ressoar em nossos ouvidos e corações, desafiando-nos à responsabilidade de continuamente caminharmos segundo a Palavra, sem nos deixarmos levar por ventos de doutrinas e movimentos que tentam transformar a Igreja de Cristo, num circo eclesiástico, nas mãos de líderes inescrupulosos, que manipulam o povo ao seu bel prazer, tudo isso em nome de Deus!

Fonte: Blog Biblioteca da Teologia

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, quero agredecer pela visita e por nos seguir. Quanto ao post, gosto muito da maneira que Deus usa o Marco nas pregações, não concordo com muitas de suas atitudes extra-púlpito, mas vejo também que o "povo" parece gostar de se deixar levar por essas coisas. Se todos buscarmos em Deus o seu conhecimento e sabedoria, seremos todos livres. Apareça mais vezes, ficaremos felizes com sua visita.

Anônimo disse...

Meire,

Obrigado pela visita e por seguir o Cinco Solas. Não conhecia seu blog e vou explorá-lo.

Em Cristo,

Clóvis

Meire disse...

aindaexistepaz.com
Olá, obrigado pela retribuição.
Pra ser sincera, desde a minha conversão achei as pregações do pastor Marco Feliciano estranhas, recheadas de fatos extra bíblicos, mas essa campanha extrapolou.
Volte sempre e continue enriquecendo o blog com seus comentários.

Meire disse...

Olá Clovis, há tempo conheço o Cinco Solas, mas não tinha me tocado que ainda não estava seguindo.
Espero que goste do meu cantinho e me comente meus erros e acertos, afinal temos um único objetivo.