segunda-feira, junho 21, 2010

GRANDE É ESTE MISTÉRIO

GRANDE É ESTE MISTÉRIO


Deus escolheu o tabernáculo, no antigo testamento, para ali habitar. Tal presença – no santo dos santos – tornava-se evidente pela glória. Mas a glória de Deus, isto é, o brilho de sua presença, limitava-se ao interior do tabernáculo. Não transcendia por entre as paredes de madeira cobertas de ouro.
 
No novo testamento, Deus se “tabernaculou” em Jesus – na humanidade. Jesus, enquanto homem, foi o tabernáculo da glória de Deus. Nele estava a glória, escondida, e poucas vezes manifestada publicamente. Sem dúvida, o momento mais glorioso desta manifestação foi a transfiguração, quando Jesus permitiu a João, Tiago e Pedro  contemplarem o Deus que estava no homem.

Na cruz, Jesus rasgou o véu da separação, e o tabernáculo se desfez. A glória de Deus foi plenamente manifestada. Após a ressurreição, Jesus passou 40 dias com os discípulos e soprou sobre eles o Espírito (trazendo para dentro dos discípulos a mesma glória).
Coletivamente, somos o tabernáculo onde esta glória deve se manifestar. Mas as imperfeições do tabernáculo humano (nossa própria natureza) representa um risco para a manifestação da santa glória. Por isso o tabernáculo deste corpo terrestre há de se desfazer, para recebermos um novo tabernáculo incorruptível, não feita por mãos, no céu.

O processo por que devemos passar é o da cruz: cada vez que somos anulados na nossa natureza adâmica, mais a glória de Deus transparece. “Levando sempre o morrer de Jesus no corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também no nosso corpo”, sugeriu o Apóstolo.

A glória é um tesouro. Um tesouro em vaso de barro. A excelência do poder é do Deus-tesouro que está em nós, não do vaso. Precisamos a cada dia ir à cruz para que a glória se manifeste em nós.
Grande é este mistério!

Nenhum comentário: