segunda-feira, junho 28, 2010

RAZÕES TEOLÓGICAS DA ALEGRIA DO POVO DE DEUS SALMO 100----

RAZÕES TEOLÓGICAS DA ALEGRIA DO POVO DE DEUS
SALMO 100

INTRODUÇÃO
Este salmo ensina as ações de graças, o louvor e a alegria nas ocasiões em que o povo de Deus entra na presença de Deus no seu santo templo. Isto significa que é atitude racional, servos de Deus expressarem alegria quando se aproximam de Deus. Esta busca consciente pela presença de Deus deveria ser sempre acompanhada de intensa alegria.
O que torna a presença de Deus motivo de tamanha alegria para o seu povo? Aqui estamos perante uma resposta do crente à vida e ao cosmos. A alegria é a resposta metafísica do homem ao fato Deus. Quais as razões teológicas desta alegria?

1. A ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NOS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS.
“Sabei que o Senhor é Deus”. Esta afirmação é central no salmo. Ocupa lugar de proeminência.
Israel sempre foi um povo que dependia de um certo “Javé” para viver. Todas as suas esperanças estavam alicerçadas na figura de Javé.
Javé era quem falara , se revelara e agira redentoramente na história do povo de Israel. Javé era visto como alguém que os amava.
A grande afirmação do verso 3, que se constituía no motivo do louvor alegre, é que Javé é Deus. Javé correspondia ao ideal expresso pela palavra Deus:
-           - Javé é auto-existente.
-           - Javé é imutável.
-           - Javé é infinito.
-           - Javé é único.

2. A ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NOS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS.
Javé é visto não apenas como Deus, mas também como um ser possuidor de certos atributos, que o tornam a única resposta racional para todos os temores, dramas e angustias humanos.
Javé é perfeita, soberana e imutavelmente bom. É ser cujas ações são movidas pela perfeição da sua bondade. Tudo que Javé faz é de acordo com sua natureza bondosa.
Por sem bom, Javé é eternamente misericordioso. Ele é movido por misericórdia. Javé socorre aqueles que se encontram em estado de desgraça e que não podem fazer nada por si mesmos para se livrarem do seu sofrimento. Esta condição de vida faz Javé sempre agir.
A bondade de Javé se expressa de igual modo por meio da sua fidelidade. Javé não volta atrás no que promete. Cumpre todos os seus pactos. Honra todas as suas alianças. Em todas as gerações sempre haverá seres humanos pactuados com Javé, e justamente por isso, sempre haverá homens e mulheres que experimentam a fidelidade de Deus em sua vida.

3. A ALEGRIA DO CRENTE ESTÁ BASEADA NO QUE A IGREJA REPRESENTA PARA DEUS.
Javé –Deus Todo-Poderoso- tem um povo que ele próprio criou. Esse povo deve tanto sua existência biológica a Javé quanto sua existência como sociedade composta por homens e mulheres que o servem e amam conscientemente.
Este povo pertence a Deus como propriedade de um ser que zela por bem de valor incalculável. Esse povo pertence a Deus como tesouro e bem precioso. Por esta razão, Javé cuida deste povo como um pastor cuida das suas ovelhas. A igreja é o rebanho de Javé. Ele protege, alimenta e guia seu povo.
Todos estes elementos deveriam, portanto, estar na mente do povo de Israel ao entrar no templo. Ali não era lugar para culto sem a presença de fortes afeições santas. Culto no templo deveria ser considerado serviço alegre. Por que?
Porque há um ser no universo cuja existência é de tirar o fôlego de todo ser humano. Javé é Deus! Javé é único! Javé é perfeito! Javé não está sujeito ao tempo e espaço! Javé é imutável! Javé é santo! Javé é benigno! Javé é misericordioso! Javé é fiel! Há um ser no universo –realidade última de tudo o que existe- que tem um povo pelo qual se afeiçoou. Esse povo é o seu rebanho.

APLICAÇÃO
1. FAÇAMOS DO NOSSO CULTO MOMENTO DE AFIRMAÇÃO DO SENTIDO PARA VIVER BASEADO NA EXISTÊNCIA DE JAVÉ.
2. CULTUEMOS A DEUS COM FORTES AFEIÇÕES SANTAS.
3. MEDITEMOS SOLENEMENTE SOBRE OS MOTIVOS TEOLÓGICOS DA ALEGRIA DO CRENTE.
4. PENSEMOS NO FATO DE QUE APENAS JAVÉ PODE DEMANDAR ESTA RESPOSTA DO HOMEM.
5. CELEBREMOS O FATO DE QUE SENDO JAVÉ QUEM É, REPRESANTANDO O QUE A IGREJA REPRESENTA PARA JAVÉ, A RESPOSTA ÚLTIMA DO CRENTE À VIDA SÓ PODE SER O SERVIÇO EM ADORAÇÃO A DEUS MARCADO PELA MAIS PROFUNDA ALEGRIA.
CONCLUSÃO
Sempre que o ser humano, sob a influência da graça divina, pensa teologicamente, encontra motivos para cantar, celebrar, servir, adorar, render graças e bendizer a Javé: Deus único e santo, amante do seu povo. 
A Ele todo louvor, honra e glória pelos séculos dos séculos.

Nenhum comentário: