terça-feira, julho 06, 2010

Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo...


"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia," Salmos 91:5

A noite estava escura, céu sem estrelas. 

De vez em quando ouvia-se o uivo de um lobo bem longe, misturado com o barulho do vento. 

As crianças reunidas na tenda do Mestre Benjamin estavam com medo. 

Mestre Benjamim sentiu o medo nos seus olhos. 

Foi então que uma delas perguntou:

-Mestre Benjamim, há um jeito de não ter medo? Medo é tão ruim!

Mestre Benjamim respondeu:

-Há sim... E ficou quieto. 

Veio então a outra pergunta:

-E qual é esse jeito?

-É muito fácil. É só pensar como as ovelhas pensam...

-Mas como é que vou saber o que as ovelhas estão pensando?

Mestre Benjamim respondeu:

-Quando durante a noite, as ovelhas estão deitadas na pastagem, os lobos estão à espreita. E eles uivam. As ovelhas têm medo. Mas aí, misturado ao uivo dos lobos, elas ouvem a música mansa de uma flauta. É o pastor que cuida delas e não dorme nunca. Ouvindo a música da flauta elas pensam: 

Há um pastor que me protege. 
Ele me leva aos lugares de grama verde
E sabe onde estão as fontes de águas límpidas.
Uma brisa fresca refresca a minha alma.
Durante o dia ele me pega no colo e me conduz por trilhas amenas.
Mesmo quando tenho de passar pelo vale escuro da morte eu não tenho medo. 
A sua mão e o seu cajado me tranqüilizam.
Enquanto os lobos uivam, ele me dá o que comer.
Passa óleo perfumado na minha cabeça para curar minhas feridas.
E me dá água fresca para sarar o meu cansaço.
Com ele não terei medo, eternamente...
(Salmo 23, paráfrase)

Mestre Benjamim parou de falar. 

Os olhos de todas as crianças estavam nele. 

Foi então que uma delas levantou a mão e perguntou:

-E os lobos? Eles vão embora? Eles morrem?

-Os lobos continuam a uivar. E continuam a ser perigosos. O pastor não consegue espantar todos eles. E por vezes eles atacam e matam. Mas as ovelhas, ouvindo a música da flauta do pastor dormem sem medo, não porque não haja mais perigo, mas a despeito do perigo. Não há jeito de acabar com o perigo. Mas há um jeito de acabar com o medo. 

Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo...

As crianças voltaram para suas tendas e dormiram sem medo, pensando nos pensamentos das ovelhas. 

De vez em quando, lá fora, ouvia-se o uivo de um lobo faminto.

Desde então, tornou-se costume contar ovelhinhas para dormir.

Do livro de Rubem Alves: “Perguntaram-me se acredito em Deus”. 

Colaboração de Uma Amiga de Deus Regina Kloster

Nenhum comentário: