sexta-feira, julho 16, 2010

A fé cresce na adversidade

A fé cresce na adversidade
por Charles Gomes
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
1 Coríntios 11:19

Devo admitir que tenho tantos pontos em comum com a paleo-ortodoxia que creio ser Paleo-Ortodoxo. Porém eu sempre vi com bons olhos o combate as heresias como os cristãos bíblicos do tempo apostólico combateu a gnose. A heresia pode parecer inofensiva, mas ela exerce uma mudança de mentalidade e comportamento. A doutrina correta é capaz de transformar o modo de um cristão encarar a vida e o mundo. Por exemplo a mera idéia de que Jesus fora adotado por Deus e se tornado Cristo (adocionismo) colocaria como qualquer homem é capaz de salvar-se, pois Cristo era um homem comum que foi adotado por Deus e não seu filho unigênito. Toda doutrina, e até a ausência dela tem seus efeitos no mundo prático.

Por isso é bom que a Igreja tenha sofrido conflitos em sua história e hereges tenham se levantado contra ela, assim, a verdade através de uma busca sincera tem sido demonstrada a favor de uma melhor esclarecimento da doutrina, e é a Igreja o sustentáculo da verdade. Contudo divago se a heresias são possíveis de ser eliminadas, em caso negativo somente dá para marginaliza-las e não fazer o pior que é martirizar hereges (vide a cruzada albingense).

Nunca Jesus e os apóstolos pediram a destruição dos hereges e dissidentes, ele irá fazer justiça assim como fará com todos os outros pecados (Gálatas 5:20). A luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as potestades. Portanto a eliminação de heresias vem com a vitória da verdade, e não da espada.

A fé não cresce se não for na adversidade e desafios, seja as adversidades doutrinárias da Igreja ou na nossa própria vida, fazendo-nos ter um melhor entendimento da pessoa e vontade de Deus.

Nenhum comentário: