segunda-feira, julho 12, 2010

QUANDO A IGREJA VOLTA À INFANCIA

QUANDO A IGREJA VOLTA À INFANCIA

2700163209_c4dc659d00_mA igreja do Antigo Testamento vivia na infância espiritual. Os próprios profetas de Israel, proclamavam a chegada de um dia no qual Deus teria como adoradores -crentes melhores-, que a partir de um coração "despetrificado" lhe apresentariam um culto puro.


Essa igreja dependia por demais dessas promessas terrenas, que foram dadas graciosamente por Deus, para estimular seus servos à fidelidade a Deus.


No Novo Testamento, percebe-se com clareza, que a ênfase é posta na dimensão eterna da vida. A igreja é levada in totum a compreender que melhor do que morar numa terra onde mana leite e mel, é ter Deus como amigo. Ninguém era estimulado a desprezar as bençãos temporais de Deus, mas ninguém era estimulado a nelas colocar o coração.


Os pastores brasileiros estão chamando a igreja de volta para o jardim de infância. O discurso é infantil, o culto é para meninos e meninas, que adoram movimento e barulho, e detestam parar para pensar. Mimam os membros de sua igreja, que acabam esperando da vida, o que o evangelho não promete. Por isso, tantos crentes despreparados para enfrentar a vida, com suas perdas, dilemas e lutos. Vida que só faz sentindo, quando nossos afetos estão postos naquela realidade onde não entra o luto e toda lágrima é enxugada pelo próprio Deus.


Antonio C. Costa

Nenhum comentário: