segunda-feira, julho 05, 2010

ASSEMBLÉIAS SANTAS E SOLENES

ASSEMBLÉIAS SANTAS E SOLENES

2372558366_e5b7bbdef1_m  O povo brasileiro precisa resgatar o valor do culto cristão. É fato -sobre o qual não reside dúvida-, de que Deus tem usado as assembléias santas e solenes da sua igreja para falar com o seu povo. Há bençãos que só colhemos nestes encontros. Há promessa clara nas Escrituras para esse tipo de exercício espiritual. 

Os grandes momentos da história do cristianismo sempre foram marcados pela presença clara de Deus nas ocasiões em que sua igreja se reunia para adorá-lo. Nunca vi um cristão cheio do Espírito Santo e ao mesmo tempo negligente na frequencia à adoração pública.


Muito poderíamos fazer para tornar esses momentos mais proveitosos para nossa alma:



1. Chegar ao templo antes de o culto começar, a fim de preparar a alma para a adoração.


2. Encorajar o pregador a pregar toda a Palavra de Deus, com franqueza e clareza; anunciando o Deus real; chamando a atenção de homens e mulheres para o caráter incerto, árduo e passageiro da vida; revelando ao pecador sua perdição metafísica e moral; proclamando um Cristo capaz de salvar gratuitamente o ser humano de ambas as desgraças.


3. Os músicos diminuírem ao máximo possível a altura do som.


4. As canções serem escolhidas com critério.


5. O ambiente ser refrigerado.


6. Usar a luz para a criação de uma atmosfera aconchegante.


7. Pontualidade. Horário para começar. Horário para terminar. Cortar tudo o que seja desnecessário à adoração e proclamação da Palavra.


8. Banhar o culto de oração.


9. Acompanhar a exposição bíblica com as Escrituras abertas.


10. Preocupar-se mais com a transcendencia da adoração pública do que criar um momento meramente agradável.


Poderia falar muito mais. O culto nas igrejas protestantes brasileiras precisa de reforma. Eles estão longos, barulhentos, irreverentes, carentes de conteúdo e faltos dessa atmosfera santa.



Que os responsáveis pela condução do culto dêem motivos para que pessoas saiam de casa para estar na igreja. Que os membros da igreja não façam o papel de meros espectadores, mas demostrem seu amor por Cristo ao se dirigirem para a igreja com o sincero propósito de expressar publicamente o seu amor por aquele que por nós morreu e que pela sua graça tem preservado nossa vida.


Antonio Carlos Costa

Um comentário:

OQJF disse...

"Que os membros da igreja não façam o papel de meros espectadores"

Sábias as suas palavras, costumo dizer que os cristãos devem deixar de ser meros "limpa bancos" de igreja e passar a ser verdadeiros servos da obra de Deus, não só na igreja, como também(e principalmente) fora dela, falando do amor de Cristo, testemunhando o seu Evangelho, sendo prova viva de nova criatura em CRISTO JESUS.

Sou visitante do seu blog, tomei liberdade de me tornar seu seguidor, para visitá-lo constantemente.

Faça uma visita ao meu blog e conheça o movimento OQJF - O QUE JESUS FARIA.