sábado, novembro 28, 2009

A arte e as Sinagogas



Como todo leitor bíblico sabe, a fabricação de imagens de divindades é um ato condenável pelo texto bíblico. Da mesma forma, sabemos que os judaítas e israelitas frequentemente descumpriam tais admoestações, elaborando estátuas de divindades várias e as cultuando. Deste assunto, trataremos mais detidamente em futuros posts. Hoje, iremos falar um pouco sobre a arte encontrada em antigas sinagogas judaicas.




A maioria dos evangélicos hoje provavelmente possui a idéia de que uma sinagoga era um ambiente sóbrio e esteticamente não-icônico [sem representações imagéticas]. O fato é que, pelo contrário, as descobertas arqueológicas têm nos mostrado o exato oposto. Podemos encontrar uma variada representação de imagens nas mais antigas sinagogas estruturalmente recuperadas. Exemplo mais cabal disso pode ser visto nas inúmeras e diversificadas imagens encontradas na Sinagoga de Dura-Europos, encontrada na Síria (a mais antiga sinagoga preservada até hoje, datada em aramaico com referência ao ano 244 d.C).



As várias representações iconográficas encontradas nessa sinagoga podem ser vistas neste link. Em um das imagens, encontramos um painel com quatro representações de Moisés. Neste outro, encontramos uma representação de Davi. Por fim, podemos ver também esta outra pintura representando o profeta Elias.



Um outro exemplo interessante de arte antiga judaica pode ser encontrado na Sinagoga de Sardis na Turquia. Nesta foto podemos visualizar as figuras de dois leões, tendo uma águia logo ao fundo.




Infelizmente, as sinagogas do tempo de Jesus, bem como antes dele, se encontram muito destruídas, não sendo possível uma boa análise sobre o material gráfico encontrado nas mesmas. No entanto, não deixa de ser singular o fato de encontrarmos essa profusão artística nas sinagogas dos séculos III e IV d.C. Um fato também de grande relevância é a completa helenização arquitetônica do material encontrado. Tal fato, no entanto, era uma característica muito mais antiga, iniciada no desenvolvimento do império alexandrino no século IV a.C. A região que ia do Egito até as ilhas britânicas, mais cedo ou mais tarde, adotou um padrão estético helênico. Um outro dado relevante é o fato de que as sinagogas em questão serem sinagogas da diáspora, ou seja, sinagogas encontradas em território estrangeiro.



No site Second Temple Synagogues, podemos encontrar sinagogas que provavelmente estavam em funcionamento no período em que Jesus viveu! Infelizmente, o seu estado de conservação é muito ruim. Confiram as fotos aqui!

Nenhum comentário: