segunda-feira, novembro 09, 2009

Pois é, Jesus amou todos. Temos que fazer alguma coisa.

Empresário muda vida de homem que planejava sequestrá-lo 

 
Patricia Poeta: O que levou o senhor a visitar o homem que ia sequestrá-lo e ia matá-lo também?
Custódio Rangel: Pois é, Jesus amou todos. Temos que fazer alguma coisa. Então, uma boa pescaria seria se eu ganhasse Ronaldo para Jesus. E aconteceu isso.
Patricia: Ronaldo, o que você sentiu quando viu seu Custódio indo procurar por você na prisão?
Ronaldo: Isso é muito forte. Você não encontra palavras, só alguém que vive na marginalidade e se depara com uma vítima que diz "eu te perdoo", poderia responder. E com certeza ela não vai encontrar palavras. Nós sentimos.
A visita do empresário transformou a vida a de Ronaldo. Dentro da prisão, ele passou a trabalhar com projetos sociais. Condenado a 28 anos, ficou 13 na cadeia e ganhou o direito à condicional. Ao sair, adivinhe quem deu a ele o primeiro emprego, a primeira carteira assinada? O próprio Custódio.
Patricia: Custódio, nesse momento não bateu uma insegurança ou medo em relação ao Ronaldo?
Custódio: Não, nunca tive medo.
Ronaldo trabalhou dois anos com Custódio e depois seguiu o próprio caminho. Hoje, ele coordena uma ONG que ajuda presos a se qualificarem profissionalmente.
Patricia: Custódio, qual é a sensação de saber que com a sua iniciativa você acabou ajudando não só uma, mas algumas pessoas?
Custódio: Isso é uma sensação tremenda. É muita alegria no coração para poder reverter uma situação dessas.
Patricia: Ronaldo, você imagina como seria a sua vida se você não tivesse recebido a visita desse senhor?
Ronaldo: Eu não imagino.
Patricia: Você acha que teria saído do mundo do crime assim mesmo?
Ronaldo: Eu teria continuado no crime, até hoje tenho propostas, mas o amor às vidas é muito maior. É o amor que levou o Custódio até um presídio de segurança máxima para ter um encontro com seu pretenso algoz.
Patricia: Ronaldo, para gente encerrar, o que o Custódio foi para você e tem sido para você?
Ronaldo: Olha, se eu não lembro ter um dia agradecido formalmente, acredito que esse é o momento pra agradecer. Eu quero dizer que hoje eu dedico a minha para realizar um pouco do ato que o senhor realizou durante toda a sua vida. Eu deixo isso registrado, que ele acreditou, que muitos acreditaram, e milhões vão acreditar que o homem pode mudar.
Fonte: Globo.com



Nenhum comentário: