sexta-feira, novembro 06, 2009

Uma Geração de Desesperados e de Extravagantes

Quando escrevi este texto dei o título de: "O Louvor dos Desesperados e dos Imbecis". Recebi alguns e-mail elogiando e outros criticando o título. Depois de pensar mais sobre o assunto, resolvi mudar o título, apenas para dar um enfoque maior e chamar a atenção do leitor mais atento ao está ocorrendo com as igrejas nos últimos tempos.
Com certeza, é um título agressivo e pode até chocar alguns irmãos em Cristo, mas, pior do que isto tem feito alguns ministros de louvor levando os irmãos ao erro sistematicamente, fazendo-os neutralizar a Palavra de Deus. Como isto pode ocorrer?
Varias canções escritas ou mesmo traduzidas usam palavras que possuem significados bem diferente daqueles a que são aplicados. O verbete é mal empregado. Bastava simplesmente consultar um dicionário da Língua Portuguesa para que o erro não ocorresse. Ou será que isso é feito de propósito? Não posso crer, é mais provável que não passe de uma ignorância lingüística.
Vejamos alguns exemplos:
- “Quero me desesperar por ti”
- “Estou desesperado por ti, apaixonado por ti, tenho muita sede de ti”
- “Uma geração de adoradores extravagantes...”
Apenas consultando o Dicionário da Língua Portuguesa vejamos o significado das palavras, antes de continuarmos. Preste muita atenção:
Desesperado: 
- entregue ao desespero
- que perdeu a esperança
- que não dá esperança de melhora, sucesso, cura ou salvação
- encarniçado, obstinado, renhido
- arrebatado, precipitado
- enraivecido, furioso
Desesperar:
- fazer perder a esperança
- desalentar
- desanimar
- perder a esperança
Extravagante:
- que extravaga
- estulto, imbecil
- insano, insensato
- estróina, gastador
- esquipático, esquisito
- singular, que anda fora do seu lugar
- pessoa que tem vida irregular e dissipadora
Alguns ao defenderem estes termos dizem o seguinte:
- “desesperado por ti", esta expressão apenas quer dizer que a pessoa deseja Deus em proporções imensuráveis. 
- é o uso de expressão idiomática, lingüística, metáfora, hiperbolismo e etc.
- tudo não passa de linguagem poética. Expressões poéticas podem ser ditas sem preocupação com sua literalidade.
Somente observando o exposto acima já deveríamos mudar nossa atitude e rechaçar veementemente essas músicas, mas continuemos:
Alguém desesperado é um individuo que perdeu a esperança ou ainda um individuo furioso ou alucinado. Ficamos estarrecidos, algumas vezes, no meio evangélico, com certos jargões que nos atingem.
O problema, em certos casos, é a tradução ao “pé da letra” do inglês para o português, como é o caso de extravagante, que vem do inglês: extravagant. A palavra correta é extravasante, que significa:
- fazer transbordar
- derramar
- verter abundantemente
- sair dos canais naturais
Como você se sentiria se alguém lhe chamasse de imbecil? No entanto, os líderes de louvor e até mesmo vários pastores, em várias igrejas pelo País afora, chamam, a cada domingo, os irmãos de imbecis, de adoradores imbecis, e o povo ainda aplaude efusivamente.
Desesperado é outra palavra em moda ultimamente. Desesperar é o oposto de esperar. Desesperado é alguém sem esperança, então, como posso ser desesperado por Deus? Que disparate!
O que eles querem dizer?
Posso livremente pensar que eles querem dizer algo semelhante ao que é mencionado em I Pd. 2:2 – “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos”. Há algo mais intenso do que um bebe pedindo seu alimento? Mas o que isto tem haver com falta de esperança? O bebe sabe que sabe que sua mãe ao ouvir o seu choro virá satisfazer as suas necessidades de alimento.
O que é esperança?
- ato de esperar
- expectativa na aquisição de um bem que se deseja
- aquilo que se espera desejando
- tem por símbolo uma âncora
- a esperança é irmã da fé, andam juntas
A esperança faz parte de nossa vida cristã. I Co. 13:13 – agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mais o maior destes é o amor.
Abraão creu em esperança contra a esperança que seria pai de muitas nações. Rm. 4:18
Tribulação produz paciência, paciência produz experiência, experiência produz esperança. Rm. 5:3
Se continuarmos veremos que não há lugar para desesperados na Palavra de Deus, mas há lugar para quem o deseja ardentemente, o ame ardentemente. I Pd. 1:22; I Pd. 2:2
Vejamos mais algumas coisas:
- “Tenho sede de Ti”!
Alguém poderá dizer: - “mas isto é bíblico”, e eu concordarei plenamente {(Sl. 42:2 - A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?) (Sl. 63:1 - Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água,)}
Mas, em Jo. 7:37-38 (E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.) e em Jo. 4:13-14 (Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.) está o cumprimento desta Palavra. O Pedido do salmista foi atendido quando Jesus Cristo veio. Então esta Palavra se cumpriu em Jesus! A semelhança de Is. 61:1-3 que se cumpriu em Lc. 4:18,19,21 e assim por diante.
Então, se você tem sede de Jesus é porque não está bebendo da água que Ele dá, não está indo a fonte que é Jesus. Ele providenciou toda água necessária para saciar nossa sede, basta abrir a boca e beber.
Outra expressão infeliz muito usada:
- “Estou apaixonado por Ti, Senhor”!
O que é paixão?
- Inclinação emocional intensa e descontrolada.
Normalmente tem um sentido negativo. Pode ser usado também para sofrimento, que foi o caso da “Paixão” de Cristo, ou, o sofrimento de Cristo.
Usualmente designa amor de alguém por outra pessoa. Mas este “amor” não é o ideal, pois está mais ligada ao desejo, a luxúria. O problema da paixão é que ela é passageira, é efêmera. Veja com que facilidade o homem se apaixona por uma mulher e vice-versa, principalmente na fase da adolescência e da juventude; o que era uma paixão fulminante logo passa.
Paixão é ligada ao amor “Eros”, amor da carne, da sensualidade. O amor eterno (Ágape), amor de Deus, amor sem condicionantes. Então, devo dizer: “- Eu te amo, Senhor”! Enfatizando que o sentimento que tenho é eterno e não passageiro.
Se usar o termo paixão ou apaixonado por Cristo, para dizer que sofro por Cristo, como Paulo dizia: Gl. 4:19 - “- por quem de novo sinto as dores de parto até ver Cristo formado em vós”, então está correto, mas não é este o sentido e sim o de amor intenso. Está palavra assim como as outras estão mal empregadas.   
Então cuidado com o você está cantando e o que está repetindo.
Os líderes de louvor, em sua maioria, têm uma tendência a copiar os modismos sem ter o cuidado de sujeitar todas as coisas à Palavra de Deus e sem ter o cuidado de verificar, num simples dicionário, o que realmente significam as palavras, usam o “achômetro” e acabam errando normalmente.
Outra tendência desses lideres é a desobediência aos seus pastores, o que, constitui rebelião. Sem irmos por este caminho, vamos verificar, com todo cuidado o que recebemos e o que vamos ministrar ao povo.
Cuidado: não busquem em fontes alheias, elas podem estar contaminadas. Jesus é a nossa fonte.
Sl. 87:7 – “E os cantores e tocadores de instrumentos entoarão: Todas as minhas fontes estão em ti.”
Fonte: Levando a Palavra