quarta-feira, setembro 30, 2009

Deixa Chover, Deixa a Chuva Molhar...



Quem diria que Guilherme Arantes serviria de inspiração para tantos ministérios diferentes do Brasil? Foi uma composicão despretenciosa, creio que nos anos 80, o cantor e compositor Guilherme Arantes, não sei se sob a inspiração do Tom Jobim e suas Águas de Março, compôs a música Deixa Chover.
O que me chama a atenção é que o cantor não pede a chuva, ele fala que: "infelizmente nem tudo é exatamente como a gente quer...", acho que foi daí  que os cantores do mundo gospel tiveram a inspiração: As coisas não são exatamente como o Guilherme Arantes quer porque ele não é filho do Rei, não tem a Marca da Promessa, logo não pode cantar pedindo Restitui, porém nós, os filhos do Rei podemos cantar sim, pois vemos pequenas nuvens do tamanho da mão de um homem, e esse é um poderoso sinal que a chuva vai descer. Cantemos então: "Faz Chover, Faz Chover, Abre as comportas do céu..."
Vamos pensar um pouco:
Eu, analfabeta teologicamente, sei que a tão cantada música refere-se ao capítulo 18 e versículo 44 do primeiro livro de Reis, quando o profeta Elias pede pela sétima vez para o moço ver se tinha alguma nuvem no céu, e o mesmo volta com a resposta: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar", 1Reis 18:44a.

Contexto do período histórico que inspirou o autor da música:
  • O rei de Israel é Acabe, leia mais
    homem idólatra e desobediente à Palavra de Deus, casado com uma mulher também idólatra, Jesabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios.
  • A Palavra também nos revela que Acabe foi um dos piores reis de Israel, que além de levantar um templo à Baal em Samaria, alí  também ergueu um altar e um poste sagrado ao seu deus pagão. 
  • O povo totalmente cego pela idolatria, imagina que Baal é o deus da fertilidade do solo, pois o mesmo é que envia chuva para que o povo tenha uma colheita próspera.
  • Nesse cenário surge então o profeta Elias, que usado por Deus profetiza que não haveria chuva até que ele dissesse o contrário.
  • Após isso, Elias teve que viver escondido, pois a profecia se cumpriu, e o rei é claro, insatisfeito com o longo período de estiagem, tinha a intenção de matar o profeta.
  • Foram três longos anos sem chuva, quando Deus falou à Elias que voltasse para falar com o rei Acabe, e este o chamava de "o pertubador de Israel". E Acabe vai ao encontro de Elias no Monte Carmelo.
  • Sob as ordens de Elias o rei Acabe convoca todo o povo e os 450 profetas de Baal e os 400  profetas de Aserá. Alí é proposto um desafio: os profetas de Baal e de Aserá ofereceriam sacrifício aos seus deuses, se estes respondessem com fogo o povo poderia continuar a adorar seus deuses, fato que não aconteceu, mas se Deus repondesse com fogo o povo deixaria de coxiar entre dois pensamentos e se voltaria para o Deus de Israel.
  • Elias então toma uma série de atitudes que foram esquecidas pelos cantadores da chuva, veja a pequena lista: 
  1. Reparou o altar do Senhor que estava em ruínas;
  2. Ele toma 12 pedras, conforme o número de tribos dos filhos de Jacó;
  3. Com aquelas pedras edificou um altar em nome do Senhor;
  4. Fez um rego em redor do altar segundo a medida de duas medidas de semente;
  5. Arrumou a lenha;
  6. Dividiu o bezerro em pedaços e o coloca sobre a lenha;
  7. Mandou encher de água quatro cântaros de água;
  8. Mandou derramar essa água sobre o holocausto e sobre a lenha;
  9. Repitiu essa ordem por três vezes, e a água correu ao redor do altar e até o rego, que ficou cheio;
  10. Então Elias rogou à Deus.
  11. O Fogo de Deus consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e ainda lambeu a água qu estava no rego.
  12. Elias manda lançar mão dos profetas de Baal para que nenhum deles escapassem;
  13. Elias manda Acabe subir, comer e beber, porque havia ruído de uma grande chuva;
  14. Elias subiu ao cume do Monte Carmelo e se inclinou por terra e pôs o rosto entre os joelhos;
  15. Só então é que Elias manda seu servo subir para o lado do mar e ver se havia algum sinal de chuva, e isso se deu por sete vezes, quando o servo de Elias diz a frase que inicia a música "Faz Chover"; "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar", 1Reis 18:44a.
"...Se pedirmos, Jesus virá
Como chuva descerá
Então clame,
Então grite,
Então chame por Ele
Faz chover, faz chover..."
Como é que pode ser assim? Porque então Elias, um dos profetas mais respeitados do AT teve tanto trabalho?
Será que não é hora de concertarmos nosso altar, nos unir como um só povo que tem um só Deus e Senhor e sermos lavados pela Palavra, para só então clamarmos à Deus num ato de arrependimento pela vida torta que temos vivido?
A Palavra é clara, quem gritou, clamou e chamou, e chegaram a se cortar, foram os profetas de Baal, Elias, diz A Palavra, concertou o que havia de errado e fez uma oração: "Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração." Reis 18: 36 e 37.

Nenhum comentário: