quarta-feira, setembro 09, 2009

Minidicionário bíblico

Minidicionário bíblico

By Judson Canto
Personagens da Bíblia na visão de um leitor neófito e incidental
A Bíblia é uma miscelânea de personagens estranhas: homens que vivem quase mil anos, profeta que anda nu ou queima o próprio cabelo em praça pública, missionário que não deseja que seus ouvintes sejam salvos, egípcio de 24 dedos, guerreiro capaz de lutar com 300 homens de uma só vez, magos com poderes para imitar milagres divinos, gigantes — para não mencionar animais que falam e anjos que comem vitela. Imagine agora um leitor em seus primeiros contatos com a Bíblia tentando, com leituras casuais, definir algumas de suas personagens. Não seria muito diferente disto:
ARÃO — Sacerdote extremamente vaidoso. Usava perfumes caros, em tal quantidade que chegava a escorrer pela barba e manchar a roupa. Por algum motivo, isso virou símbolo de união (Sl 133.1,2).
BOANERGES — Nome que Jesus deu a dois de seus discípulos, Tiago e João, por causa de suas tendências piromaníacas (Lc 9.54).
DAVI — Antes de ser rei, era um garoto temperamental que, quando irritado, atacava ursos, leões e gigantes (1Sm 17). Mas parece que gostava de ovelhas.
ELISEU — Profeta e verdadeiro homem de Deus, mas ficava furioso quando as crianças o chamavam de careca. Como não tinha cachorro, iscava ursos para cima delas (2Rs 2.23,24).
ESAÚ E JACÓ — Irmãos gêmeos que brigavam desde antes de nascer (Gn 25.22). Já adultos, Jacó enganou Esaú, e este jurou matá-lo, obrigando Jacó a fugir. Mas quando tornaram a encontrar-se, eles apenas se beijaram (Gn 33.4).
GIDEÃO — Israelita da tribo de Manassés, comandava um exército de 300 homens que tinham o estranho hábito de lamber a água para bebê-la, como fazem os cachorros (Jz 7.5,6).
JEZABEL — Rainha que literalmente saiu do reino pela janela, esborrachando-se no pátio do palácio real (2Rs 9.33).
— Um oriental conhecido por sua paciência. Para os moços da época, era o sogro ideal: rico, poderoso, e suas filhas eram as mulheres mais bonitas do mundo (Jó 42.12,15).
JONAS — Profeta, comida de peixe e missionário. Nessa ordem. Ao que parece, gostava mais de abóboras que de pessoas (Jn 4.10).
JOSÉ — Tinha um currículo bem variado: é introduzido na história bíblica como um filhinho de papai que gostava de usar roupas da moda (Gn 37.3). Depois virou escravo, presidiário e finalmente governador do Egito. Nas horas vagas, interpretava sonhos (Gn 40—41).
JUDAS — O discípulo mau-caráter. Antes de trair o Mestre, já costumava dar desfalque nas economias que os Doze guardavam numa bolsa (Jo 12.6).
SALOMÃO — Dentre os homens, foi o mais inteligente de todos. Só não foi mais esperto que as mulheres, porque elas — Deus sabe e eu imagino como — conseguiram convencê-lo a adorar deuses pagãos (1Rs 11.4).
SANSÃO — O homem mais forte do mundo, capaz de matar mil homens armado apenas com um pedaço de osso (Jz 15.16). Apesar disso, foi derrotado por uma mulher sedutora e um cabeleireiro (Jz 16.19).
ZINRI — Rei de Israel que ficou no trono apenas sete dias e ainda assim conseguiu fazer um mau governo (1Rs 16.19).

Nenhum comentário: