sábado, setembro 26, 2009

Os 10 mandamentos críticos – Parte II


por: A Evangelista

6º Mandamento: “Zombarás de toda forma de adoração a Deus”.
Críticas ao dom de línguas, zombarias ao dom de profecia… Todos como referência, novamente, a um grupo que não é legítimo e tenta somente aparecer. Novamente a amostragem conta para o todo.
O problema é que, até nós mesmos, não temos como defender ou justificar os dons sobrenaturais de Deus sem usar a palavra de Deus como referência. E deve-se lembrar que a maioria das pessoas que critica o Cristianismo, não acredita que a bíblia é a palavra de Deus.
O melhor nesse caso é tentar não escandalizar.
7º Mandamento: “Inventarás apelidos que firam o cristão”.
Na minha infância fui bombardeada por apelidos como “Crente do … quente”, entre outros. Esta é uma atitude comum entre as crianças no colégio pois até os nossos defeitos são criticados, que dirá nossa fé.
O ideal seria que isso não acontecesse, mas já que acontece, devemos sempre conversar com as crianças e mostrar que aqueles que brincam dessa forma não tem consciência do mal que estão fazendo.
8º Mandamento: “Excluirá o cristão de toda a forma de confraternização com desculpas”.
Alguns não convidam cristãos as festas por que lá terá bebida alcoólica, ou porque muitos falam palavrão, ou, simplesmente, por terem vergonha de assumir que possuem um amigo cristão.
Esse grupo de pessoas é o menor dentre todos os outros, mas mesmo assim existem.
9º Mandamento: “Farás piadas humorísticas que envolvam toda a tradição cristã e pedirás que o cristão aceite isso como uma brincadeira qualquer”
Isso é super normal… Estamos em uma roda de amigos e de repente vem aquela piadinha sobre o dízimo ou sobre nossas atitudes e, para não sermos excluídos, muitas vezes rimos das piadas.
Se não rimos, somos questionados do porquê.
Lembro de um fato onde estavam tentando montar uma bíblia, brincando com a bíblia cristã. Realmente fui contra a idéia pois a palavra de Deus é única e brincar com isso não seria nada agradável aos meus olhos. Esse tipo de atitude choca a sociedade pois esperam que eu não misture minha crença a brincadeira.
10º Mandamento: “Compararás toda a forma de radicalismo a fé cristã”.
E o pior tipo de atitude que podem ter é nos comparar a qualquer tipo de ação radical que acontece no mundo. Se existe radicalismo mais uma vez somos lembrados que muitos de nós somos.
Como podem perceber, o grande problema da crítica é que sua base é a marginalização feita de uma generalização.
Devemos orar para ter sabedoria diante de todos fatos e não podemos condená-los pelas críticas já que, apesar de uma minoria, existem pessoas que agem destas formas.
Pergunta de hoje: Qual crítica você já sofreu ou fez, em algum momento de sua vida?
Que Deus te abençoe e te guarde!


Pitaco da Meire:
  • Eu creio no dom de profecia e que ele não cessou, mas defendo o direito de quem não acredita em expressar de forma educada, o mínimo que se pode esperar de um cristão, sua maneira contrária de pensar. Sou pentecostal sim, sou crontrária ao sensacionalismo barato;
  • Apelidos que faz do próximo uma mera caricatura é péssimo por si só;
  • Eu sou bicho do mato, pago pra não ter que sair de casa, mas isso sou eu, um grão de areia do mundo cristão. Creio que também esse mandamento deve ser seguido por ambos os lados: Cristãos que não são convidados, e Cristãos que não convidam, no último caso por achar que o não cristão não conseguirá ter bons momentos de descontração no meio cristão;
  • Só em lembrar o privilégio de ter acesso à Palavra de Deus sem nenhuma restrição, já é motivo suficiente para não querer fazer mal uso Dela. Existem lugares no mundo onde sequer o livro de Salmos foi traduzido. Vamos valorizar o que temos nas mãos;
  • Todo cristão é pé de chutar santa, ou odeia os espíritas, umbandistas e outros istas é crença comum hoje em dia, mas isso ocorre devido à exageros por parte de alguns fanáticos.
Em tudo isso, o que vale mais é a conduta, como me porto diante de situações do meu cotidiano é que vai depor sobre quem sou eu para a sociedade. Se minha fé condiz com minhas atitudes, as pessoas ao redor verão a diferença. Essa é minha luta, minha oração de cada dia.   

Nenhum comentário: