quinta-feira, setembro 24, 2009

As aparências podem enganar



por Tuta Moraes
(1 Sm 9:2, 10:23)
Saul era o cara. Tinha que ser ele. Sua aparência impressionava, sua altura o fazia se sobressair. Certamente ele seria o mais indicado para reinar sobre Israel. Quem não o temeria? Quem não o respeitaria? Com as vestes reais, então, ele ficaria fantástico. Sim, Saul era o dono da camisa dez, o nome da vez, o escolhido pelo povo. Só que o povo ainda não tinha aprendido que as aparências podem enganar.

Deus deu aos israelitas o rei que eles queriam. Saul foi eleito segundo o desejo do coração do povo, segundo seu modo de pensar, de agir, e de escolher. Ou seja, pela aparência do homem.
Sem querer malhar o povo de Israel, muito menos o tal Saul, sabemos que a escolha foi desastrosa. Embora Saul tenha tido a oportunidade de fazer tudo direitinho, ele não era a pessoa mais indicada para reinar sobre o povo de Deus. Tinha ótima aparência mas nada de coração.
Nós, povo de Deus, precisamos estar atentos às nossas escolhas em nossa vida pessoal, na vida de nosso país, e na vida da nossa igreja.

Como fazemos nossas escolhas pessoais? E em relação à profissão, aos relacionamentos diversos, ao ministério? Será que vamos pelas aparências, pelo visual, pelas “vantagens”  que podemos obter? Temos que tomar cuidado, porque as aparências podem enganar.
E quanto aos nossos governantes? Muitos entre nós cristãos somos alienados e não sabemos nada sobre os candidatos ao governo de nossas cidades, estados e país. Não é porque somos cristãos que não temos a responsabilidade de votar  nas pessoas certas para cargos tão importantes. Isso quer dizer que não confiamos em Deus e sim nos homens? Absolutamente não! Isso quer dizer que temos que estar ligados em tudo, e pedir a misericórdia de Deus para que os candidatos certos sejam os eleitos.

E quanto às nossas igrejas? Será que todos os líderes escolhidos estão preparados para pastorear e guiar o povo de Deus? Será que as igrejas estão levando em conta o dom e a vocação ou somente a aparência que pode enganar?
Temos que clamar ao Deus do céu, ao Deus da terra, ao Deus da igreja, ao nosso Deus, para que não seja feita a nossa vontade, como aconteceu com Israel, mas a DELE, pois Ele sabe quem é a pessoa certa.
Pense:
Se as aparências podem enganar, como você tem feito suas escolhas? Você está em vias de fazer alguma escolha importante? Cuidado com as aparências!
Fonte: irmaos.com

Nenhum comentário: