terça-feira, setembro 01, 2009

MIKE MURDOCK EXPOSTO! Parte VII

UMA FILOSOFIA DE PROSPERIDADE

“Uma semente incomum sempre produz uma colheita incomum”. Isto é repetido tantas vezes que se alguém ouve por um longo período é suficiente para cair como mais uma vítima. Mas o que significa isto? Que você dá mais do que o normal para ganhar o milagre que sempre desejou. Para quem tem uma semente de baixo valor (pouco dinheiro), bem, você está fora da benção de Murdock, você não tem o suficiente. Murdock declara: “eu creio que uma semente incomum plantada na obra de Deus sempre produz uma colheita incomum. De acordo com Malaquias 3 há uma proteção incomum para sua família (Nota do site Let us Reason: isto significa que ninguém que dizima tem sempre prejuízo). De acordo com Lucas 6 um favor incomum, de acordo com Deuteronômio 28, idéias financeiras incomuns”.
Murdock embaralha todas essas coisas falando rapidamente e dizendo que tudo isso é “de acordo com a lei de consentimento e crescimento. Estas obras são tais como a lei da gravidade”. 
(Nenhum cientista ou teólogo descobriu algo similar a isto. Foi confiado somente aos modernos pregadores da fé e prosperidade inventar e promover esses “princípios”. Onde está escrito que sua família será protegida em Malaquias 3? Ele abusa desta passagem e força nela seus próprios conceitos de dar dinheiro).
Se alguém for procurar a palavra colheita no Novo Testamento quase sempre irá achar esta palavra sendo usada por trabalhadores no campo trazendo o evangelho e para almas serem salvas. Uma vez é usada para significar julgamento (Apocalipse 14:15). Sim, algumas vezes eles colhem o que plantam.
Veja a interpretação de Jesus na Palavra de Deus: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (João 4:35-38).
Veja a interpretação de Jesus sobre a semente: “A semente é a palavra de Deus”,(Lucas 8:11) fim da discussão, Ele define o que a semente significa.
Mateus 6:22-24, “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.
Aqui Jesus diz que onde seus olhos estiverem focados aí estará seu coração. Você pode servir a Deus ou ao dinheiro, mas não pode servir a Deus para ganhar dinheiro nem esperar dinheiro como uma benção de Deus. 
O salmista escreveu em 62:10: “se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”. Isto é comum entre “cristãos que buscam riquezas”, tornarem-se desiludidos - pensando que Deus os decepcionou. Alguns perdem suas economias; outros abandonam sua fé, pensando que Deus não os ama. Isto tem sido um desastre terrível para muitas pessoas.
Muito do que Murdock diz coloca no mesmo nível de sabedoria da Bíblia fazendo parecer uma elogiar a outra. “Quando na caminhada te fadigas, a fé te abandona” (Wisdom key 15). Isto não é verdade, Deus disse a Paulo “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Paulo disse, “quando estou fraco então sou forte”, porque não é em nosso poder que devemos crer, mas no de Deus. De fato, precisamos morrer para nosso próprio desejo para realmente termos o poder de Deus.
“A qualidade de sua prontidão determina a qualidade de sua ação” (Wisdom key 52). Isto não é sempre assim. Pedro no pentecostes estava preparado? Como este há muitos outros exemplos que comprovam o oposto.
Isto é humanismo: “você terá sucesso somente com algo que é como uma obsessão” (Wisdom key 12). Não é nada disso. Muitos tem tido sucesso de forma lenta, gradual e não sendo obsessivos com seus propósitos.
“Você nunca possuirá o que está pouco disposto a procurar” (Wisdom key 20). Isto não é verdade, a muitos dos santos tem sido dado o que eles não buscam, José foi exaltado, Daniel foi exaltado, Salomão buscou por sabedoria para guiar o povo e foi lhe dado riquezas sem igual. De fato, buscar coisas que são como uma obsessão frequentemente põe os santos em dificuldades. Parece que a Bíblia oferece mais ensinos opostos ao de Murdock.
“As pessoas que não podem fazer com que você cresça inevitavelmente farão com que você empobreça” (Wisdom Key 10).
Onde está Deus nisso tudo? Isto é ensino sobre potencial humano. Isto influencia você a somente querer estar em volta de pessoas que tem alguma coisa para dar e não em volta de quem você pode dar alguma coisa. 
Quão genuíno isto é. Não promove o aconselhamento nem o viver cristão.
Ele também diz isto de uma outra forma: “o valor de qualquer relacionamento pode ser medido por contribuições para suas prioridades” (Wisdom key 65).
Pense sobre isto, se alguém não contribui para seus objetivos o relacionamento para você é considerado sem valor! É este o amor de Cristo que está sendo ensinado? Não, isto é egolatria, egoísmo e precisamos reconhecer isto pelo que ele é.
“Nunca discuta seu problema com alguém que é incapaz de resolvê-lo” (Wisdom Key 83). 
A Bíblia diz: “na multidão de conselhos há segurança” (Provérbios 11:14). A pessoa não sabe quem Deus usará para resolver seu problema.
“Expectativa é a única parte que dá prazer a Deus”. Certamente esperamos que Deus venha ao encontro de nossas necessidades, mas se isso é nosso motivo quando damos (dinheiro) então há algo pervertido em nosso coração. É verdade que temos um motivo para dar somente para esperar algo de volta? Foi isto o que Jesus intencionou quando disse que é melhor dar do que receber? Murdock carrega a bomba com a motivação: “expectativa é o imã que traz multiplicação, é o começo da expectativa de algo que vai acontecer com a sua semente”.
Ele usa numerosos exemplos de pessoas que esperaram para ter sua cura para provar que precisamos esperar para receber. Mas esta doutrina falha quando passa para o aumento da riqueza. Não há exemplos de pessoas puxando a bainha da roupa de Jesus ou chorando para ele (‘Jesus, filho de Davi, faze-me próspero’) a fim de fazê-las ricas. O que é encontrado nas Escrituras são alertas sobre riquezas, não promessas de riquezas para todos.
II Tessalonicenses 1:4-5 diz: “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis”.
Se olhar como muitas das cartas neotestamentárias foram escritas sobre os sofrimentos ou escritas sob sofrimentos e não sobre bençãos ou sob bençãos; você ficará surpreso. Contrariamente ao que os mestres da prosperidade ensinam sobre bençãos para os que estão pactuados com eles foi a terrível oposição que viveram os que estavam sob o poder de Deus. Mas eles não sabem deste aspecto da Bíblia, como estes falsos mestres estão vivendo esbanjadamente das contribuições dadas aos seus ministérios. A única vez que eles sofrem é quando o dinheiro para de jorrar.
“O coração do homem é mesquinho, e não pode conter dois amores” (comentário bíblico de Matthew Henry).
Nem todos na Bíblia que estavam com Deus foram ricos e nem todos foram pobres. A maior parte dos exemplos podem ser encontrados com os reis de Israel. Eles foram abençoados por 
Deus não por algum esquema ou metodologia usados para atrair riquezas. Ser rico pode ser uma benção para outros que não tem dinheiro ou precisam dele em ministérios tais como o dos esquecidos missionários que trabalham a duras penas pelo mundo afora, mas não para esses que já tem tudo nas mãos. Isto não é supor ser este nosso objetivo em vida ou um termômetro de espiritualidade.
Jesus disse: “melhor é dar do que receber”. Os mestres da prosperidade torcem isto para significar dar para eles para receber uma benção de Deus, mas Jesus não disse que isso significava que você tenha que dar para receber mais, mas dar por causa que é certo fazer isto, dar para o irmão que está em necessidade, não dar para os ricos, assim você pode ser rico de verdade, como eles são materialmente e temporariamente neste mundo!

CONCLUSÃO
Murdock declara: “sua vida nunca mudará até que alguém decida ser extraordinariamente bom com você”.
O que faz realmente com que nós dependamos de pessoas para mudar nossas vidas? Parece que das numerosas declarações de Murdock a sua dependência e necessidade de pessoas para trabalhar para ele é um claro método não bíblico.
Os mestres da prosperidade vêem Jesus notavelmente como a si mesmos, usando roupas caras, morando em mansões, com grandes somas de dinheiro, tendo o melhor de tudo. A sabedoria de Salomão diz: “A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá.” (Provérbios 30:15).
Moisés pediu somente uma vez para que dessem algo para a construção do tabernáculo e as pessoas deram tanto que isto é registrado em Êxodo 36:5. Moisés teve que pedir para as pessoas pararem de fazer doações, pois a quantia era suficiente e já estava sobejando. Você pensa que os pregadores de prosperidade fazem o mesmo? Nunca aconteceu.
Novamente, eu pergunto a esses que tem sucumbido a esta metodologia, você já parou para pensar quando Murdock supera a quantia de dinheiro estipulada sob a “unção” do número 30, ou 58, ou 70 etc, ele pede para que as pessoas parem de ofertar?
Eu ficaria surpreso se após atingir a meta alguém mais fosse ofertar e ele falasse ao telefone ou por e-mail que já é tarde e não pode aceitar seu dinheiro e que irá devolvê-lo; ele na verdade aceita, nunca dizendo a pessoa que ela não é parte do número 70 que o “Espírito Santo deu a mim”. 
Murdock pode se apoiar no fato que haverá mais contribuintes se o montante for pequeno, muitas vezes. Esperançosamente, muitos irão ficar na expectativa com o dinheiro que deram para se unir a este esquema.
Eu penso que os milhares que estão desesperados e pouco sabem sobre a Palavra estão sendo manipulados para dar seu dinheiro, milhares. O pobre quer ser rico e o rico quer ser mais rico. Provérbios 13:8: “O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças”.
Com os milhões que chegam a ministérios como este alguém deveria primeiro ver se eles pertencem a qualquer organização evangélica íntegra sempre antes de dar seu dinheiro.
Murdock de fato, diz: “os que transferem conhecimento também são capazes de transferir o erro”. (Wisdom key 24).
Estamos dizendo “adquira sabedoria, sabadoria é a coisa principal... riquezas e honra estão à tua mão direita...”. “Sabedoria é então melhor que riquezas...”. Isto não quer dizer que riquezes são melhores que a sabedoria ou sabedoria é melhor que riquezas". E  assim você pode adquirir riquezas como Murdock ensina. Salomão que não pediu por nenhuma recebeu as duas, isto é graça, isto  é a vontade de Deus. 
Murdock parece pensar que a sabedoria seja usada para ganhar dinheiro, influência e sucesso. Pessoas precisam de sabedoria verdadeira das Escrituras para não caírem nessa fraude da semente dos pregadores da prosperidade cuja intenção é pregar prosperidade como se fosse o evangelho. Aqui está a verdadeira sabedoria de Deus em Provérbios 21:5-6: “Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte”.
“... o ministério paga a Murdock como presidente e diretor, um salário que tem o ajudado a manter um estilo de vida opulento que inclui relógios Rolex, carros esportivos caríssimos e animais exóticos”.
Murdock muitas vezes diz: “Pai, se o que eu disse sobre semear e colher é a mesma coisa que lucro para a pessoa de Mike Murdock pode uma maldição cair sobre mim e meu ministério e minha língua enrolar-se no céu de minha boca se o que eu disse da Tua Palavra sobre semear e colher deixar hoje de ser o começo da grande exibição de milagres que seu povo jamais viu”.
Temos que ver a grande exibição de milagres, mais do que a de Jesus e dos apóstolos? Não. Na verdade Murdock é abençoado, não amaldiçoado, pois Deus que tem graça e paciência abundante, ainda não quis apanhá-lo em seu desafio.
Interessante o que diz Tiago sobre nossa língua ser um pequeno membro que gloria-se de grandes coisas. Muitos pregadores da palavra da fé e prosperidade dão testemunho de tudo que já receberam de bençãos ou fizeram acontecer por falar palavras com “fé”. Jesus disse que da abundância que há no coração disso fala a boca. Promover cobiça como espiritualidade mostra o que está dentro do coração dessas pessoas, e eles continuam a tagarelar com suas línguas.
Tiago 1:10-11: “E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos”.
Buscar prosperidade ao invés do Reino de Deus e sua justiça é trazer a morte. E isto é exatamente o que os mestres da prosperidade focam em seus ensinos, eles não trazem vida para o corpo de Cristo. Tiago diz em 5:1-5: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança”.
Esses falso mestres que vivem este estilo de vida de opulência à custa dos que se sacrificam irão pagar por isso no fim.
Deixe-nos acrescentar sobre este assunto com a Palavra de Deus. Provérbios 28:20-23: “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará. O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele. O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua”.
Provérbios 8:17-19: “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida”.
É obvio que Deus não está falando sobre um banco no céu.
Podemos ter uma vida arruinada por más escolhas, pois ímpios ficam iguais sob o disfarce de ensino bíblico.
Há um modo simples de concluir o que é certo e o que é errado. Se o sermão de alguém fala mais sobre dinheiro do que o evangelho ou o sangue de Cristo, então sua vida gira em torno do DINHEIRO.
Paulo disse em II Coríntios 11:7 : “porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus”.
Ele não pregou dar para receber bençãos, mas o evangelho que é sobre salvar almas do pecado, e passar a eternidade junto de seu amado Deus; deveríamos fazer não menos atualmente.
Como alguém pode ser liberto de ensinos como este de Mike Murdock? Plante a semente (a Palavra de Deus, não do homem) no seu coração para se libertar da semente da ganância. Creia no Senhor para suprir suas necessidades sem precisar seguir promessas humanas e mundanas de prosperidade.  
“Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (ou no de outros)”.

Nenhum comentário: