domingo, dezembro 20, 2009

Bençãos ou promessas de Deus?

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).
Essas duas palavras parecem significar a mesma coisa. Mas só parecem.
Podemos dizer que toda promessa é uma benção, mas nem toda benção é uma promessa. Por exemplo: "... Deus... deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Essa é uma benção e também uma promessa da parte de Deus — a vida eterna. Deus promete a vida eterna a todo aquele que crê em Seu Filho.
Há, entretanto, certas bênçãos relatadas na Bíblia, que não são decorrentes de uma promessa de Deus. O Senhor pode abençoar alguém com uma cura, por exemplo, mas isso não é uma promessa. É uma bênção concedida em Sua graça. Paulo, quando comenta com Timóteo a respeito de sua enfermidade no estômago, não menciona promessa alguma sobre cura, antes, recomenda-lhe vinho como remédio para suas dores. Paulo, aliás, não menciona sequer uma única vez alguma promessa de Deus a nós quanto a curas. Todavia nós somos seres carnais, com necessidades legítimas diante de Deus, como em caso de uma doença por exemplo. Podemos contar, não com a Sua promessa, mas com a Sua bondade e sabedoria, para cuidar de nossa saúde da melhor forma possível. Quanto à vida após a morte podemos, sim, contar com a promessa que Deus nos faz: "Quem crê no filho tem a vida eterna" (João 3:36).

Nenhum comentário: