quinta-feira, dezembro 03, 2009

O Cuspe de Cristo



Em João 9 lemos a história de um cego que foi curado por Jesus de uma forma um tanto quanto extravagante. Talvez, para os dias atuais poderia até ser considerada nojenta.
Jesus vê um cego e ao ser indagado sobre a razão da cegueira, diz que ele nascera assim para que a obra de Deus fosse manifestada nele. Então Jesus cospe no chão, faz barro da saliva, aplica nos olhos do homem e mando-o ir se lavar.
Ao cabo disto, o homem passa a enxergar. A pergunta que não quer calar: por que Jesus faz a cura deste modo?
Eu costumo dizer que todos os milagres de Jesus tiveram um fim didático. Jesus não realizou nenhum milagre tão somente para mostrar que tinha poder ou para satisfazer uma necessidade física momentânea. Jesus sempre esteve preocupado com a vida eterna e tudo neste mundo é passageiro.
No que diz respeito a curas, todas elas foram realizadas com o objetivo de ensinar uma verdade espiritual. O benefício físico e imediato da cura sempre esteve em segundo plano. No caso deste cego, primeiro vamos analisar o motivo que poderia ter levado Jesus a cuspir no chão.
Naquela época, a tradição dos judeus havia se tornado um fardo demasiadamente pesado para as pessoas carregarem. Uma das tradições dizia que no sábado não se podia semear a terra. Assim cuspir poderia sert interpretado como trabalho pois regava o solo. Jesus estaria assim realizando trabalho ao cuspir no chão, o que afrontou os hipócritas. Era uma cuspida na cara dos religiosos.
Seguindo o texto veremos que os fariseus ficaram irados pela cura do homem. Eles prefeririam que o sujeito permanecesse cego desde que sua tradição não fosse quebrada. Jesus então os
chama de cegos, hipócritas e pecadores.
Vemos ai qual a cegueira que Jesus tinha em mente: a cegueira espiritual. Jesus realiza uma cura física, de um só homem mas atingiu milhares ao curar espiritualmente tantos e tantos.
Pena que os fariseus hipócritas não quiseram receber a cura. E assim como eles, muitos crentes ainda estão cegos espiritualmente, mantendo certas tradições gospel. Ainda hoje as igrejas estão cheias de podes e não-podes, regrinhas e norminhas que causam mais barreiras para que um convertido permaneça na graça do que demonstram uma verdadeira santidade cristã.

por: Pr Vinicius
Fonte: Pastor Batista  

Nenhum comentário: