quinta-feira, setembro 03, 2009

Apóstolos do Século XXI


Amigos, somos capazes de produzir coisas absolutamente inexplicáveis como igreja de Deus que somos. Não bastavam os bispos e bispas, alguns bem afeitos a uma graninha ilegal e a cavalos de raça, percebo que os tais “apóstolos” chegaram para ficar. Vieram como quem não queria nada, agora passaram a dar IBOPE e ninguém os segura mais. Nem a vergonha na cara é capaz de barrar esse povo, até porque a ignorância do povo a respeito de quem Deus é e do que ele pensa sobre a vida é evidente. Qualquer um chega e arrebanha essa gente perdida.

Não preciso de apóstolos. Eles já cumpriram seu papel. O fundamento dos apóstolos é Jesus Cristo (Efésios 2:20).Uma vez que não há necessidade nem autorização para um novo fundamento, além do que está posto (1 Coríntios 3:11), chega a ser um desrespeito à inteligência de qualquer neófito a aparecimento repentino e totalmente inoportuno destes pseudo-pastores, que a si mesmo de apascentam. Não julgo a intenção, nem a moral, nem o caráter de nenhum deles. Meu negócio é outro. Preciso ter a capacidade, como cristão protestante, que herdou a benção da livre – porém consciente – interpretação das Sagradas Escrituras, de avaliar aquilo que aparece na cristandade professa, a fim de discernir o que serve e o que não serve, o que presta e o que não presta.

Não uso critérios pessoais, nem denominacionais, nem muito menos sociológicos. Uso apenas os critérios bíblicos para identificar um apóstolo de Jesus Cristo. Sugiro que antes de mandar qualquer comentário para esta coluna, você se digne, para nosso mútuo crescimento, a ler cada um dos textos bíblicos citados. Eis o que a Bíblia apresenta a respeito dos apóstolos: 

1. Eles tinham que ter andado ou encontrado com Jesus pessoalmente (Atos 1:21). Isto ficava evidente até mesmo para os descrentes, que mesmo não aceitando sua mensagem, não podiam negar o impacto de vidas que tinham estado com Jesus (Atos 4:13).

2. Tinham que ser testemunhas oculares do que Jesus tinha feito enquanto esteve na terra (1 João 1:1-3).

3. Eles tinham uma mensagem claríssima: a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (1Coríntios 15:3-4), com ênfase especial na ressurreição. Suas vidas foram gastas e, segundo a tradição histórica, até o fim, para entregar esta mensagem sem alteração nem acréscimos.

4. Eles nunca ficaram ricos e houve momentos em que nem dinheiro para uma esmola possuíam na carteira (Atos 3:6). Viviam de ofertas voluntárias do povo de Deus (Filipenses 4:15-18) e jamais se envolveram em escândalos de ordem moral ou financeira.

5. Nenhum deles jamais de auto-intitulou apóstolos. Foram chamados assim por mandato de Deus (1 Timóteo 1:1). Lembramos que até mesmo os primeiros apóstolos pisaram feio na bola quando decidiram, por conta própria, incluir no grupo a Matias para substituir a Judas (Atos 1:26). Deus, além de não aprovar a decisão, revogou-a por completo ao chamar Paulo e designá-lo como apóstolo dos gentios.

6. Quem dos 12 se transviou, foi sumariamente eliminado (Atos 1:25). Não havia lugar nem espaço para aquele que se deixou tomar pela cobiça e amor ao dinheiro.

7. Apóstolos de Jesus Cristo jamais usaram os sinais e milagres como chamariz para aglutinar multidões. Quando operavam maravilhas pelo poder de Deus, eles o fizeram para acompanhar e corroborar a mensagem de salvação que estava sendo pregada (Hebreus 2:3-4). Nunca o contrário.

Seria necessário muito esforço e boa vontade para identificar um só, mas UM SÓ desses critérios nos chamados “apóstolos” da TV, do rádio, dos templos apinhados e dos impérios pessoais que esses camaradas andam construindo. Mas fico com aquele que mais claramente tira a máscara desse povo: já fiz o teste, para que não fizesse um julgamento temerário. Fiquei zapeando por entre os “abençoados” programas apostólicos da TV e até hoje não ouvi uma única menção à cruz, ao arrependimento para com Deus e à fé no Senhor Jesus Cristo (Atos 20:21). Precisa mais?

Se você conseguir identificar algum deles como apóstolo de verdade, me avise. Estarei louco esperando por seu esclarecimento, porque até agora só consegui ficar louco da vida por ver tanta gente inescrupulosa usando o nome de Deus para falar bobagem e ganhar dinheiro, tanto apóstolo de araque, tantos obreiros fraudulentos.

E mais louco da vida ainda por saber que tanta gente se dá ao serviço de ser o cumprimento de uma das profecias mais sombrias da Bíblia: 2 Timóteo 4:3-4.

Nenhum comentário: